O Seminário de Aperfeiçoamento dos Controles Internos Institucionais, realizado nesta quinta-feira (27) na sede da EBC, em Brasília, reuniu mais de 100 participantes para debater o fortalecimento dos controles internos, a conscientização da política de integridade e o fomento à transparência pública.
Ao abrir o evento, o auditor-chefe da EBC, Rogério Rabelo, afirmou que a maior missão das auditorias é agregar valor a praticas de gestão das empresas, por meio da realização de avaliações e consultorias, em um trabalho que deve ser permanente.
Os representantes da Secretaria Federal de Controle da CGU, Giuliana Biaggini e Tiago Aguiar, abriram as palestras do dia com o tema “Integridade nas Empresas Estatais”. Ao longo da apresentação, Giuliana destacou que as empresas públicas, e também as privadas, têm papel crucial no enfrentamento e combate à corrupção.
A palestrante citou exemplos de práticas que contribuem para a proliferação da corrupção nas instituições, como por exemplo, a baixa capacidade de detecção de ilícitos; a percepção de impunidade; aspectos culturais, como valores éticos, morais e integridade - o chamado “jeitinho” e a pouca participação social.
Tiago Aguiar afirmou que é fundamental “dar consequências exemplares a atos ilícitos”, como a corrupção.
O responsável pela auditoria interna e gestão de risco do SBT, Fábio Mendes, falou sobre gerenciamento de riscos e controles. Ele destacou a importância do gestor e da governança corporativa na prevenção de riscos.
Pontos de atenção em licitações e contratações públicas foram tema das palestras do secretário de Controle Externo de Aquisições Logísticas do Tribunal de Contas da União (TCU), Frederico Júlio Goepfert Junior, e do Assessor de Controle Interno do Ministério do Meio Ambiente (MMA) , Anderson Rubens de Oliveira Couto.
O consultor jurídico adjunto da EBC, Francisco de Assis Lima Filho, encerrou o seminário elencando aspectos relacionados às especificidades de empresas públicas como a EBC durante processos de contratações e licitações. Segundo ele, é necessário observar os pontos de atenção para que as contratações sejam melhores, como, por exemplo, a redução de prazos de tramitação de processos.