TV Brasil apresenta documentário "ABC da Greve", de Leon Hirszman, nesta terça (11)

Publicado em 10/10/2016 - 15:49 e atualizado em 10/10/2016 - 16:36
O filme apresenta criticamente o movimento e as condições materiais de vida dos trabalhadores

Longa só foi concluído em 1990 pelo fotógrafo do filme Adrian Cooper
 
O longa "ABC da Greve" é o destaque da sessão Cine Nacional que a TV Brasil exibe nesta terça-feira (11), às 22h20. O documentário foi filmado no final da década de 1970 quando as cidades industriais em torno de São Paulo tornaram-se palco de um intenso movimento grevista.
 
O cineasta Leon Hirszman, que na época se dedicava ao roteiro de "Eles não usam black-tie", saiu às ruas munido de equipamento portátil de 16 mm, para observar o movimento operário na construção de sua identidade política.
 
Trabalhando num sistema cooperativo, com uma pequena equipe, o diretor construiu o seu documentário no dia-a-dia, ao sabor dos acontecimentos, o que lhe rendeu algumas das imagens mais impactantes sobre esse período.
 
Nas palavras do cineasta, o filme – que ele não pôde concluir na época – mostra criticamente três eixos simultâneos em ação: o movimento dos trabalhadores e suas condições materiais de vida naquele momento, as ações defensivas do empresariado e o papel do Estado como elemento vital de repressão ao movimento e apoio ao capital.
 
A intensa reflexão proposta pelo documentário acabou por tornar-se uma espécie de laboratório de preparação para a obra ficcional que Leon rodaria em seguida.
 
A edição final de "ABC da Greve" só foi concluída em 1990 pelo fotógrafo do filme, Adrian Cooper, por iniciativa da Cinemateca Brasileira.
  
Ficha técnica
Ano: 1979/1990. Gênero: documentário. Direção: Leon Hirszman. Fotografia: Adrian Cooper. Inédito. 89 min. Classificação Indicativa: 14 anos
 
Serviço
Cine Nacional – "ABC da Greve" – terça-feira (11), às 22h20, na TV Brasil

Compartilhar: