Documentário angolano conta a história do "kuduro" nesta quarta (16)

Publicado em 14/11/2016 - 17:07
Longa "Eu amo Kuduro, de Angola para o mundo" aborda as característica do gênero musical

Com beats fortes, graves distorcidos, letras pesadas e repleto de sensualidade, o kuduro é um estilo musical tipicamente angolano, o kuduro é o tema do filme de 2014 em que o cineasta português Mario Patrocinio traça um panorama e analisa o gênero musical. O documentário "Eu amo Kuduro, de Angola para o mundo" vai ao ar pela TV Brasil nesta quarta (16), às 22h.
 
Na mesma velocidade que a internet se espalhou pelo mundo, gêneros musicais criados nas periferias começaram a ser reconhecidos como partes de uma mesma cena global. Funk carioca, moombahton, ghettotech e raggamuffin são ritmos que conquistaram visibilidade na era digital. A partir desta lógica, o kuduro começou a ganhar espaço também.
 
Movimento cultural urbano mais popular de Angola, o kuduro surgiu em Luanda, capital do país africano, há cerca de 30 anos. O ritmo consiste numa mistura de batidas eletrônicas, toques de dança, animações vocais e movimentos corporais exuberantes, numa explosão de cores e estilos únicos.
 
O documentário do diretor Mario Patrocinio acompanha as maiores estrelas e personagens do kuduro em Angola, como o jovem cantor Cabo Snoop que conquistou a África com o seu hit "Windeck", inspirado no tema "Lean Back", do rapper americano Fat Joe. 
 
Indicado para inúmeros prêmios nacionais e internacionais, o músico venceu a categoria "Brand New Artist" da MTV África. Outro personagem do filme é Francis Boy, uma estrela em ascensão. O músico sonha levar a sua música aos quatro cantos do mundo, desde a África até a Ásia, passando pela Europa.
 
A película ainda destaca o trabalho de nomes como Nagrelha, Hochi Fu, Tony Amado e Sebem. O longa também traz depoimentos de Tekasala e Shunnoz, conceituados artistas do país que dão uma perspectiva sobre o que representa o kuduro na sociedade angolana.
 
Lançada em 2014, a produção "Eu amo Kuduro, de Angola para o mundo" desvenda esse gênero musical africano que ganhou as festas, eventos e, até novelas no mundo. O documentário foi premiado na categoria Melhor Cinematografia no Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport).
 
 
Ficha Técnica
Título original: I Love Kuduro, From Angola To the World. País de origem: Angola. Ano: 2014. Gênero: documentário. Direção: Mário Patrocinio, com Cabo Snoop, Francis Boy, Nagrelha, Hochi Fu, Tony Amado, Sebem, Tekasala, Shunnoz. Duração: 90 min. Classificação indicativa: 16 anos.
 
 
Serviço
Ciclo de Cinema – "Eu amo Kuduro, de Angola para o mundo" – quarta-feira (16), às 22h, na TV Brasil

Compartilhar: