Rua Augusta é cenário de drama que vai ao ar nesta terça (8)

Publicado em 08/11/2016 - 18:01
Produção nacional "Augustas" aborda trajetória de jornalista que se envolve com a noite paulista

Na mítica Rua Augusta em São Paulo, o jornalista Alex (Mário Bortolotto) busca respostas para suas angústias e mergulha no universo da noite paulista. É nesse contexto que se desenrola a trama do filme “Augustas” que a TV Brasil mostra nesta terça (8), às 22h. No elenco, a história traz nomes como Juliano Cazarré e Milhem Cortaz, sob a direção do cineasta Francisco César Filho.
 
O longa é baseado no livro “A Estratégia de Lilith”, de Alex Antunes & Sish. A película brasileira tem como principais referências as produções do Cinema Marginal, lançadas entre o final da década de 1960 e o início dos anos 1970. As filmagens foram realizadas em um período de quatro semanas, utilizando a própria rua Augusta como locação, em cenas diurnas e noturnas.
  
Trama
 
Morador da rua Augusta, o jornalista paulistano surta quando é demitido do emprego. Além do trabalho, Alex perde também seu relacionamento com a ex-chefe e procura reconforto no universo noturno e urbano de São Paulo. Entre prostitutas e rituais xamânicos, ele começa a ser guiado por uma voz masculina, que apresenta uma visão espiritual do mundo.
 
Sobre o diretor
 
O drama é dirigido por Francisco César Filho, mais conhecido como diretor e curador de diversas mostras e festivais, como o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul e a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.
 
“Augustas” marca a estreia no longa-metragem do cineasta e diretor de televisão Francisco César Filho. Ele é o responsável por diversos documentários premiados no Brasil e no exterior - entre eles, um dos principais títulos da chamada Primavera do Curta-Metragem Brasileiro: “Rota ABC” (1991).
 
A produção foi eleita o melhor curta no Festival de Brasília, vencedor de prêmio especial do júri no Festival de Oberhausen (Alemanha) e selecionado para os festivais de Locarno, Roterdã e Nova York.
 
Em 2012, Francisco lançou seus dois primeiros filmes: “Augustas” e o documentário “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!”, em parceria com Ninho Moraes.
  
Ficha técnica
Ano: 2012. Gênero: drama. Direção: Francisco César Filho, com Mário Bortolotto, Caroline Abras, Georgina Castro, Guta Ruiz, Maíra Chasseraux, Selma Egrei, Henrique Schafer, Juliano Cazarré, Milhem Cortaz, Fernando Bezerra, Paula Pretta, Dionísio Neto, Ziza Brisola, Gustavo Brandão, Fioravante Almeida e Phedra de Córdoba. Inédito. Duração 79 min. Classificação indicativa: 16 anos
 
Serviço:
Cine Nacional - "Augustas" – terça-feira (8), às 22h, na TV Brasil.

Compartilhar: