Caminhos da Reportagem mostra o que famílias LGBT comemoram neste fim de ano

Publicado em 21/12/2016 - 14:36 e atualizado em 21/12/2016 - 14:42

Por Gecom

Desafios são constantes na rotina das pessoas entrevistadas pela equipe da TV Brasil

O Natal e o Ano Novo de famílias LGBT ganham espaço no Caminhos da Reportagem desta quinta (22), às 20h30, na TV Brasil. O programa mostra que essas pessoas passaram grande parte de 2016 enfrentando preconceito, rejeição e desemprego, mas, agora, encerram o ano otimistas, e, acredite, com algumas conquistas.

Rogério Mestriner e Flávio Queiroz, casados no civil e no religioso, conversam com a equipe da produção da emissora pública no quarto decorado para uma criança. No cômodo, há uma estante cheia de brinquedos, um berço que pode se transformar em cama e muitos livros de literatura infantil que abordam com naturalidade a família com dois pais.

Para o casal de roteiristas de televisão, que já está na fila de adoção, só falta um filho. "Sabemos que na nossa família homoafetiva não tem a figura da mãe. Mas a diferença é muito mais externa do que interna", conta Flávio Queiroz, marido de Rogério Mestriner.

O programa da TV Brasil também acompanha o brinde ao nascimento de Gael, filho de Gisele e Juliana Costa. As duas funcionárias da Universidade de São Paulo já conseguiram registrar o nome do bebê como mães na certidão de nascimento.

"Quando o funcionário do cartório entendeu de que se tratavam de duas mães, ele comentou que não estava estruturado para fazer o registro", lembra Juliana que cedeu os óvulos para Gisele gestar o bebê por meio de fertilização.

Elas se casaram no papel e assinam o mesmo no sobrenome. Gisele já era mãe, mas queria ter filhos da união com Juliana. Hoje a famíla está completa para entrar 2017.

Lênin e os filhos 

O preconceito torna a prática da lei mais lenta, mas não impede que algumas famílias sigam o coração. O Caminhos da Reportagem apresenta a história de Lênin Viana, 52, que comemora um ano de transição.

A irmã e os filhos de Lênin falam como é ganhar um irmão e um pai. "Eu tive que reconstruir todo meu pensamento para ficar ao lado dele", explica Thiago Cita, filho de Lênin.

Esta edição do programa ainda entrevista a atriz Renata Peron que é funcionária da SP Escola de Teatro, entidade que é considerada o maior centro de formação teatral da América Latina. Ela vai comemorar quatro anos de carteira assinada, fato raro entre as mulheres trans.

O Caminhos da Reportagem da TV Brasil destaca como um emprego com carteira assinada, o nome com a nova identidade de gênero e um prêmio tradicional à primeira transexual são conquistas que derrubam o velho preconceito e abrem horizontes para um Ano Novo, de verdade.

Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (22), às 20h30, na TV Brasil

Compartilhar: