Francis Hime é o convidado de Aderbal Freire-Filho no Arte do Artista

Publicado em 29/12/2016 - 13:56

Por Gecom


Artista conta episódios sobre as suas mais de cinco décadas de carreira e dá canja de suas músicas

O Arte do Artista destaca a vida e a obra de um dos mais elogiados nomes da música brasileira: o arranjador, pianista, cantor e compositor Francis Hime. Ele bate um papo com Aderbal Freire-Filho no programa desta segunda (2), às 21h30, na TV Brasil. Ao piano durante a entrevista, o músico aproveita para dar uma palinha de várias canções de seu repertório.

Reverenciado como um dos grandes artistas da MPB, Francis Hime tem mais de 50 anos de carreira, contando como seu marco zero a primeira música que fez com Vinicius de Moraes em 1964, "Sem mais adeus". No papo, ele lembra quando conheceu o poetinha. Relata ainda como, a partir de então, compôs com os melhores letristas do país.

"Ruy Guerra foi meu segundo parceiro cronologicamente logo depois de Vinícius. Ele puxava mais meu lado de canções e o Vinicius mais o de samba", recorda Francis Hime que ainda ressalta os trabalhos com Paulo Pinheiro. "Estou escrevendo um livro sobre o processo de criação e estou lembrando de acontecimentos que ficaram guardados na memória", explica.

Francis também fala sobre o casamento com Olivia Hime em 1969, mesmo ano da conclusão do curso de graduação em Engenharia Mecânica. "Em seguida, fui para os Estados Unidos estudar música porque até então eu tocava de ouvido", declara o artista.

O compositor resgata histórias curiosas que são compartilhadas com naturalidade no diálogo com Aderbal. "Conheci Chico Buarque em meados da década de 1960, época dos festivais, e os amigos em comuns diziam que tínhamos de compor juntos. Assim como Vinícius, eu sempre fazia a música antes e ele a letra depois", revela Francis.

"Pensei num samba-canção que eu tinha no baú. O Vinícius soube da história e ficou com ciúmes. Não fizemos a parceria ali. Nenhum deles. Vinicius fez anos depois. 'A dor a mais' foi inclusive a última parceria que a gente fez", diz o experiente músico que completa a história.

"A parceria com Chico acabou sendo adiada por alguns anos até que veio 'Atrás da porta' que foi a nossa primeira quando eu estava nos Estados Unidos e mandei para ele duas canções em k7. Certo dia, ele me ligou eufórico avisando que terminou a letra. O (Roberto) Menescal era o produtor da Elis Regina na época e estava organizando um disco dela. Aí a Elis gravou com aquele arranjo belíssimo de César Camargo Mariano", lembra.

O tempo de apenas uma edição do programa é pouco pra conversar com esse compositor popular e sinfônico, arranjador, autor de trilhas de cinema e de teatro. Francis Hime reúne todas essas qualidades em um músico só e conta curiosidades de sua trajetória artística na entrevista franca e descontraída para Aderbal Freire-Filho na TV Brasil.

Serviço:
Arte do Artista – segunda (2), às 21h30, na TV Brasil.
Arte do Artista – segunda (2) para terça (3), à 3h15, na TV Brasil.
Arte do Artista – sábado (7) para domingo (8), à 0h30, na TV Brasil.

Compartilhar: