Aderbal Freire-Filho entrevista o artista plástico Luiz Pizarro na TV Brasil

Publicado em 13/03/2017 - 17:09 e atualizado em 13/03/2017 - 17:12

Andanças pelo mundo e promoção da arte contemporânea pautam bate-papo no Arte do Artista

O artista plástico Luiz Pizarro é o convidado desta terça (14) do apresentador Aderbal Freire-Filho no Arte do Artista que vai ao ar às 21h30 na TV Brasil. Ele conta sua trajetória pela Europa e destaca sua ligação com o Museu de Arte Moderna do Rio, em projetos como o Galpão das Artes e "Eu, você e o MAM".

Durante a conversa, Pizarro faz uma intervenção no cenário do programa ao tecer fios de barbante coloridos entre os elemento cênicos. Ofegante, o artista plástico percorre os quatro cantos do estúdio entrelaçando os fios e contando sua trajetória profissional no universo das belas-artes e no estímulo à difusão da arte contemporânea.

Pintor e arte-educador, Luiz Pizarro iniciou a carreira nesse segmento nos anos 1980 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. De lá pra cá, morou em Portugal, na Alemanha e na França. Habitou ilhas de cultura e desenvolveu sua criação no Atelier da Lapa e Casarão da Lapa, junto com artistas como Daniel Senise, Angelo Venosa, João Magalhães, Mauricio Bentes e Celeida Tostes.

A curiosidade e a sede por novas vivências foram o que levaram Luiz Pizarro a várias partes do mundo. Uma delas foi a Alemanha onde as diferenças culturais atrapalharam a adaptação do artista plástico. "É tão diferente. Quando morava lá, eu falava para as pessoas que se fosse a China seria mais fácil", descontrai.

No bate-papo com o Aderbal Freire-Filho, ele confessa que quando voltou ao Brasil demorou cerca de cinco anos para deixar de ser 'alemão' por causa do rigor e pontualidade aprendidos. "É estranho, mas foi uma experiência super rica", avalia.

Pizarro ainda conta como usou a parafina como matéria-prima para uma parte de sua obra. "A parafina surgiu no meu trabalho enquanto estava na Alemanha por uma casualidade. A partir de um acidente no ateliê, descobri uma técnica. É assim que as coisas funcionam. É uma revelação. Precisei rever o que não deu certo em uma semana para alcancar aquele resultado", diverte-se.

O artista plástico também se diz encantado pelo ensino. "Educação é paixão como a arte. Enquanto a arte a gente faz muito para nós mesmos, na educação é para o outro, só para o outro. É parte da minha obra. Não vejo diferença, sabe? O que você denomina arte? É você provocar o outro e criar situações em que o próximo se sensibilize", reflete Pizarro.

"Comecei com projetos específicos em museus até que o MAM me convidou para assumir a curadoria de arte. Hoje a educação é prioritária nos museus. É muito interesssante. Um trabalho de inserção e principalmente inclusão social", explica o convidado que emprega atividades práticas na entrada e saída, com experiências sensociais seja através das música, desenho ou instalações.

"A gente recebe muitas escolas públicas e agora também estamos trabalhando com moradores de rua que vivem em abrigos. A arte ainda é muito elitizada. Ao levar crianças e adolescentes que não tem acesso a nada, elas ficam impressionadas. Admirar a paisagem, o mar, o Pão de Açucar e o Corcorvado, além dos avião subindo e descendo do aeroporto; isso tudo faz parte da visita ao museu", garante.

Serviço:
Arte do Artista – terça (14), às 21h30, na TV Brasil
Arte do Artista – terça (14) para quarta (15), às 2h45, na TV Brasil
Arte do Artista – sábado (18) para domingo (19), à 0h30, na TV Brasil

Compartilhar: