Na Trilha da História relembra os 200 anos da Revolução Pernambucana

Publicado em 06/03/2017 - 14:38

Historiador George Cabral detalha a saga dos pernambucanos que conseguiram expulsar os portugueses da região e estabelecer um governo revolucionário

Em 6 de março de 1817 eclodiu a Revolução Pernambucana, uma rebelião que reuniu padres, maçons, militares e membros da elite contra os altos impostos cobrados pela coroa portuguesa e em favor da criação de um governo próprio. Nesta semana, o Na Trilha da História destaca o bicentenário do movimento revolucionário e convida o historiador George Cabral, professor da Universidade Federal de Pernambuco e presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco.

O pesquisador destacou que a Revolução de 1817 faz parte de uma série de batalhas e rebeliões protagonizadas pelos pernambucanas em busca da liberdade. "Essa tradição libertária de Pernambuco cria uma densidade cultural que nos diferencia. Uma tradição de remonta a todos esses movimentos. Isso faz também com que o pernambucano tenha uma certa mania de grandeza. A gente brinca dizendo que aqui tudo é o mais antigo, o melhor ou o maior", conta, bem-humorado.

Trilha Sonora
A trilha sonora deste episódio traz músicas interpretadas pelo pernambucano Lenine. As letras exaltam as lutas pela liberdade, o orgulho de ser pernambucano e o amor pelo estado e pela capital Recife. Confira: "Onde o Brasil aprendeu a Liberdade” (Composição de Martinho da Vila e interpretação de Lenine); “Leão do Norte” (composição de Lenine e Paulo César Pinheiro, interpretação de Lenine); "Minha cidade” (interpretação de Lenine com participação do rapper Zé Brown); "O silêncio das estrelas" (composição de Lenine e de Dudu Falcão, interpretação de Lenine); e “Pernambuco falando para o mundo” (interpretação de Lenine).

Confira aqui os horários do programa
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz
Sábado, 7h e Domingo, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz
Domingo, 23h (horário de Brasília): Rádio Nacinal da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Compartilhar: