Aderbal Freire-Filho recebe a multiartista Beatriz Azevedo

Publicado em 03/04/2017 - 14:08

Convidada apresenta algumas das obras que desenvolveu na carreira artística

Poeta, cantora, compositora, atriz, diretora de teatro e mestre em Literatura, Beatriz Azevedo é a entrevistada do apresentador Aderbal Freire-Filho nesta terça (4), às 21h30, no Arte do Artista da TV Brasil. A quarta temporada do programa é dedicada ao debate sobre a utopia, tema que permeia a obra da convidada.

A multiartista canta e toca a composição autoral "Bis", comenta o repertório de seus discos e também fala sobre os livros que escreveu. Ela e Aderbal conversam sobre a relação entre arte e utopia. "Busco me inspirar na utopia de Oswald de Andrade para trazê-la ao mundo contemporâneo", explica Beatriz

"O trabalho que a gente faz é um pouco de 'escavação' dos sentidos e significados. Ele revela o que já é. Olhar, curtir, notar e perceber", conta a artista ao mencionar o álbum "AntroPOPhagia" e o livro "Antropofagia Palimpsesto Selvagem". O apresentador aproveita a deixa para ler um trecho da obra de Beatriz. "A antropofadia oswaldiana está intimamente associada à utopia", cita.

Aderbal e Beatriz Azevedo recordam o Manifesto Antropofágico redigido pelo escritor Oswald de Andrade, idealizador do Modernismo brasileiro. O texto literário fundamentou a Antropofagia. Lido em 1928 para seus amigos na casa de Mário de Andrade, o conteúdo foi publicado na Revista de Antropofagia, fundada Oswald com Raul Bopp e Antônio de Alcântara Machado.

"O Oswald teve um olhar muito sensível para os amerindios. Ele conseguiu olhar para antes de 1500 e os tupinambás e para esse rito da antropofagia com essa perspectiva da utopia", analisa a convidada.

Serviço:
Arte do Artista – terça (4), às 21h30, na TV Brasil
Arte do Artista – terça (4) para quarta (5), às 2h45, na TV Brasil
Arte do Artista – sábado (8) para domingo (9), à 0h30, na TV Brasil

Compartilhar: