Martin Luther King é destaque do Na Trilha da História

Publicado em 05/04/2017 - 10:04 e atualizado em 05/04/2017 - 10:15

Líder da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos foi assassinado há 49 anos

Em 4 de abril de 1968, o mundo perdia um dos principais líderes da luta contra a segregação racial: Martin Luther King. O pastor foi morto a tiros na cidade de Memphis, estado do Tennessee. Para homenagear esse grande personagem da militância negra norte-americana, o Na Trilha da História convidou o historiador, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e professor dos cursos de Ciências Humanas e de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Flavio Thales Ribeiro.

Durante a entrevista, o pesquisador destacou os protestos não-violentos de King. A estratégia, lembrou Flavio Thales, era não revidar os ataques físicos e verbais. "O que você tem é uma nova cultura política que utiliza diferentes ações de não-violência para atrair a atenção de liberais e, principalmente, atrair a atenção das televisões. Isso sim era muito importante e uma estratégia do Martin Luther King: a de demonstrar o quanto as pessoas que aceitavam a ideologia da supremacia racial se manifestavam de maneira violenta", resumiu.

Trilha Sonora
Para este episódio, foram escolhidas músicas que homenageiam Martin Luther King e a luta pelos direitos civis: “We shall overcome” (Mahalia Jackson); “I'm so glad” (The Montgomery Gospel Trio); "Dream Ft. Martin Luther King Jr." (Elisha Beats); "Glory" (John Legend e Common); e "Why? / The king of love is dead" (composição de Gene Taylor e interpretação de Nina Simone).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz
Domingo, 23h (horário de Brasília): Rádio Nacinal da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Compartilhar: