Na Trilha da História analisa a escravidão no Brasil

Publicado em 10/05/2017 - 09:07 e atualizado em 10/05/2017 - 09:10

Na semana em que o Brasil completa 129 anos da abolição da escravatura, o historiador João José Reis conta detalhes sobre o trabalho forçado nas fazendas e cidades brasileiras

Historiador João José Reis
Historiador João José Reis (Mariângela de Mattos / Divulgação)


Nesta semana em que a Lei Áurea completa 129 anos, o programa Na Trilha da História convida um dos maiores especialistas em escravidão no Brasil: o historiador João José Reis, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Ele explicou como funcionava o tráfico de africanos escravizados, a rotina de trabalho forçado nas fazendas e nos centros urbanos, além de detalhar o contexto político e social da abolição da escravatura.

"Era uma sociedade escravista em que a posse de outra pessoa não era um problema moral de alta monta porque todo mundo escravizava todo mundo. Só quando as ideias abolicionistas passaram a circular, a escravidão começou a entrar no código de repulsa social e moral. Antes disso, era um vale tudo de certa maneira", analisa.


Trilha Sonora
Para este episódio foram selecionadas cinco músicas: "Lamento do Negro" (composição de Heitor dos Prazeres Filho, Fumaça e Caboré / interpretação de Dona Ivone Lara); "Casa Grande e Senzala" (composição de Comprido, Jorge Zagaia e Leleo / interpretação de Leci Brandão); "Zumbi" (composição de Jorge Benjor / interpretação de Ellen Oléria); "Lei Áurea" (composição Diro Oliveira, Júlio Caldas e Thomaz Oliveira / interpretação da banda Café com Blues); e "100 anos de liberdade, realidade ou ilusão?" (composição de Alvinho, Hélio Turco e Jurandir / interpretação de Beth Carvalho).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na segunda, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz;
Domingo, 23h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz.
Domingo, 21h: Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670KHz, FM 96,1MHz

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Compartilhar: