Canhão de Boca é o documentário desta semana financiado pela CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), e que será exibido nesta segunda-feira (dia 12), às 23h, na TV Brasil. O filme inédito fala sobre a criação da Rádio Libertação, em 1967, para difundir os ideais do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC).
O fundador do PAIGC, Amílcar Cabral, usava a expressão “canhão de boca” para se referir à Rádio Libertação como arma mais poderosa do que qualquer arsenal de guerra para divulgar a luta pela independência. Canhão de Boca é um documentário sobre a construção da liberdade em Cabo Verde a partir da rádio.
O filme de Ângelo Lopes combina dois tempos: o presente e o passado históricos. O documentário conta com a participação de Amélia Araújo, a principal locutora e animadora da Rádio Libertação, emissora criada em 1967 e utilizada pelo PAIGC para difundir as suas ideias durante o conflito que opôs o Partido ao Exército Português na luta pela independência (1963/1974).
Além de Amélia Araújo, participam também do filme a economista e comentarista cabo-verdiana Rosário Luz e o diretor da Rádio Morabeza de Cabo Verde, Nuno Andrade Ferreira.
Canhão de Boca é um documentário de 52 minutos, realizado por Ângelo Lopes e produzido por Samira Pereira, da produtora O2, que aborda a construção da liberdade em Cabo Verde a partir dos programas de rádio.
Ficha Técnica
Inédito 52 minutos Realização Ângelo Lopes Produção Samira Pereira Diretor de Fotografia Mamadou Diop Assistente de Câmara e Edição de Imagem Edson Silva D. Captação, Edição e Mixagem de Som David Medina Sonoplastia Kisó Oliveira Correção de Cor Manuel Pinto Barros Investigadora Celeste Fortes Assistente de Produção Vanísia Fortes Assistente Administrativa e Financeira Aldina Simão Design Gráfico Oficina de Utopias
Serviço:
Canhão de Boca - segunda-feira (dia 12), às 23h, na TV Brasil
reprise no sábado (dia 17), às 23h30, na TV Brasil
Documentário de Cabo Verde, Canhão de Boca fala sobre o papel da Rádio Libertação
Publicado em 09/06/2017 - 15:04 e atualizado em 09/06/2017 - 15:08
Compartilhar: