Cineasta Joel Araújo é a atração do Curta em Cena

Publicado em 04/07/2017 - 08:38 e atualizado em 04/07/2017 - 08:42

O documentário Negros do Cedro é o tema do programa Curta em Cena que vai ao ar amanhã (terça-feira, dia 4), às 23h30, na TV Brasil. O cineasta, diretor, professor e roteirista Joel Zito Araújo é convidado do programa para falar do filme, que foi realizado em 1998 por Manfredo Caldas, morto no ano passado.  Curta em Cena é uma das novas atrações na grade da TV Brasil.  O programa é apresentado pela jornalista Tâmara Freire.
 
Negros de Cedro fala sobre a história de uma comunidade negra, descendentes de ex-escravos, que vivem no interior do estado de Goiás,  na divisa com Minas. Eles foram comprando as terras aos poucos e começaram a trabalhar nela. Mas a região se tornou decadente no final dos anos 90, colocando em risco o sustento da comunidade local. É a lenta agonia de uma comunidade negra isolada nos confins do Estado de Goiás.
 
O cineasta paraibano Manfredo Caldas, de 69 anos, morreu em novembro de 2016. O documentarista, que vivia em Brasília desde 1995, acumulou inúmeros prêmios em sua carreira e consagrou-se na história do cinema brasileiro. Entre suas obras, destaca-se o “Romance do Vaqueiro Voador” (2008). O filme, inspirado no cordel de João Bosco Bezerra Bonfim, conta a história dos operários que construíram a capital da República. Foi fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e o Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB (NUDOC) .

  
Confira a dica de Joel Zito Araújo para os novos produtores audiovisuais

 

Apontando como um dos cineastas mais importantes do país, Zito Araújo é reconhecido internacionalmente por sua capacidade de aliar os elementos cinematográficos às questões sociais. E no Curta em Cena desta terça, ele comenta os aspectos sociais de Negros do Cedro, com reflexos sobre  etnia, política e condição socioeconômica. 
 
Dedicada ao conteúdo nacional de curta duração, a série Curta em Cena  recebe realizadores e especialistas para um bate-papo sobre esse mercado e a cena audiovisual contemporânea. Além de divulgar os filmes, a proposta é estimular o desenvolvimento de produções nesse formato, descobrir novos talentos e criar novas plateias.
 
Com 52 episódios de 26 minutos, o programa da emissora pública exibe semanalmente, às terças, sempre às 23h30, um curta-metragem ou trechos de pequenos filmes e traz um debate, no estúdio, de um convidado com Tâmara Freire.
 
 
Serviço:
Curta em Cena - terça (dia 4), às 23h30, na TV Brasil 

Compartilhar: