TV Brasil Animada estreia desenho sobre brincadeiras de rua

Publicado em 04/08/2017 - 08:25 e atualizado em 04/08/2017 - 09:23

Olimpíadas da Rua é a nova animação infantil que estreia na TV Brasil Animada nesta segunda-feira, dia 7. A série conta as histórias e as regras atuais de brincadeiras de rua em que são necessários apenas competidores e, em alguns casos, um artefato simples, que pode ser improvisado ou construído.É o caso de brincadeiras como esconde-esconde, queimada, bolinha de gude, corrida de saco, telefone sem fio, mímica, pique-bandeira, entre outras. Os episódios serão exibidos ao longo da TV Brasil Animada, que vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 8h15, e aos sábados, a partir das 8h30.  

Com 27 episódios de dois minutos cada, os desenhos mostram jogos praticados em boa parte do mundo. Em alguns, são feitas adaptações locais que evoluíram ao longo do tempo. Um narrador esportivo, Adalberto, e um comentarista, Alberto, apresentam cada modalidade, explicando suas regras e interagindo com as crianças. Enquanto Adalberto tem um tom mais pomposo e uma voz grave que remete a locutores esportivos antigos, Alberto tem um tom mais informal, voz mais estridente e faz comentários divertidos com informações complementares. 

Os episódios de Olimpíadas da Rua serão exibidos ao longo da programação da TV Brasil Animada, que conta com mais de sete horas diárias de programação: das 8h15 às 13h e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a programação infantil começa às 8h30 e vai até o meio-dia. Um dos diferenciais da programação da TV Brasil é a ausência completa da veiculação de publicidade. 

A animação Olimpíadas da Rua tem linguagem rápida e usa a estrutura de cobertura esportiva para brincadeiras antigas de rua. São seis séries com o mesmo tema: apresentar brincadeiras de crianças brasileiras dos mais distintos caldos culturais, promovendo uma incursão ao seu imaginário. A série foi produzida pela Fábrika Filmes, do Distrito Federal, com recursos do Fundo Setorial de Audiovisual. A direção é de Eduardo Ramos Quirino. São 27 episódios de dois minutos cada. 


OLIMPÍADAS DA RUA
 
Episódio 01: Esconde-Esconde
O episódio inicial fala sobre a brincadeira de rua mais popular de todas. Aqui, acompanhamos as regras, curiosidades e diferentes formas de brincar de esconde-esconde.
 
Episódio 02: Eleições Gerais
Neste episódio, falamos sobre diferentes formas – das mais simples e conhecidas às mais complexas e estranhas – de eleger um jogador especial ou separar os times em quase todas as brincadeiras e jogos que existem: dois ou um, dedos, par ou ímpar e palitos são algumas das modalidades de eleição abordadas no programa.
 
Episódio 03: Queimada
Queimada (também conhecida como mata-mata, caçador e dodgeball) é uma das brincadeiras de rua (ou das aulas de educação física) favoritas de crianças e jovens há várias gerações, e pode ser jogada com poucos itens: uma bola, giz de lousa e pelo menos sete bons amigos.
 
Episódio 04: Bolinha de Gude
Além de ensinar as regras dos diferentes jogos (dos mais comuns aos mais estranhos e complexos), neste programa as crianças também aprendem as manhas e técnicas para jogar bolinha de gude como um profissional. 
 
Episódio 05: Gato Mia/Cabra-Cega
O quinto programa da série aborda estas variações bastante dificultadas do esconde-esconde: o perseguidor agora está no escuro, seja com os olhos vendados ou em um quarto com as luzes apagadas
 
Episódio 06: Telefone sem Fio
Alguns amigos em uma roda e muito bom humor são os únicos itens necessários para brincar de telefone sem fio. Nesse episódio, as crianças brincam começando com apenas uma palavra simples até frases mais elaboradas, que chegam ao jogador final completamente distorcidas. 
 
Episódio 07: Corrida de Saco
O programa mostra a popular corrida de saco desde a manufatura do saco de corrida até as formas de competir, contar pontos e separar as crianças em times. Nesse episódio, nossos locutores esportivos narram a competição no maior estilo Fórmula 1.
 
Episódio 08: Porco
Aqui as crianças aprendem não só as regras e separação das cartas de baralho, mas também as melhores técnicas para abaixar suas cartas disfarçadamente. Os locutores apresentam o episódio com um toque de suspense.
 
Episódio 09: Taco
Da manufatura dos tacos e bolinhas até as regras e manhas, aqui as crianças aprendem a jogar essa variação simplificada do baseball. Locutores, arte e efeitos sonoros brincam com transmissões clássicas do jogo mais popular dos Estados Unidos.
 
Episódio 10: Mímica
As diferentes vertentes e variações desse jogo que é popular entre crianças e adultos, e um clássico das festas de família e reuniões de amigos. Os locutores dão sugestões um pouco mais difíceis, como nomes de filmes antigos ou personagens históricos brasileirinhos.
 
Episódio 11: Pique-Bandeira
Para explicar as regras desse jogo, os narradores começam falando sobre o pega-pega, ancestral direto do pique-bandeira. As crianças mostrarão como fazer as bandeiras de forma simples e com itens do dia a dia, além das artimanhas para não ser pego pelo time oposto.
 
Episódio 12: Cama de Gato
Uma brincadeira simples, limitada a duas pessoas, que pode ser jogada com apenas um barbante, duas mãos e um pouco de criatividade. Para mostrar as regras e inúmeras possibilidades enquanto duas crianças brincam, várias crianças criam as mesmas formas com o corpo, e um barbante gigante que passa entre elas.
 
Episódio 13: Amarelinha
Além das regras básicas, aqui os narradores e crianças mostram técnicas para se equilibrar e saltar para frente em um pé só.
 
Episódio 14: Joquempô
Apesar de ter regras simples, o joquempô é motivo de muito debate. Existe uma associação mundial de jogadores de pedra-papel-tesoura, fundada na Inglaterra há mais de 100 anos! Nesse episódio, os locutores explicam como ganhar na maior parte das vezes, seguindo uma técnica estabelecida recentemente por acadêmicos da Universidade de Zhejlang, na China.
 
Episódio 15: Dança das Cadeiras
Talvez o jogo mais popular das festas infantis. Uma das crianças será eleita a responsável pelo som. Quando a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira. Na rodada final, restarão dois jogadores e uma cadeira.
 
Episódio 16: Cinco Marias
A origem desse jogo não é clara: enquanto alguns dizem que surgiu na Grécia Antiga, outros dizem que veio da China e se popularizou no Japão (após a Segunda Guerra Mundial, quando não haviam brinquedos disponíveis para as crianças), onde é conhecido como Otedama. Nesse episódio, além de falar sobre a rica história da brincadeira, os locutores e crianças ensinam como jogar e como fazer os saquinhos, com a ajuda de um adulto.
 
Episódio 17: Peteca

Para esta brincadeira, as crianças e os locutores promovem um breve workshop de criação de petecas com itens simples do dia a dia. Em seguida, alguns diferentes tipos de jogos para brincar com a peteca.
 
Episódio 18: Passa Anel

Com apenas um anel e alguns amigos, é possível se divertir com essa brincadeira. Para deixar um pouco mais difícil, as crianças podem brincar com outros objetos além do anel. Os locutores dão dicas e técnicas para passar o anel disfarçadamente e tornar o jogo mais complicado para os outros participantes.
 
Episódio 19: Qual é a Palavra?

Tudo começa quando cada participante escreve pelo menos cinco palavras em papeizinhos dobrados. As crianças se dividem em dois times. Na primeira rodada, cada participante pega um papelzinho e pode falar tudo, menos a palavra do papel, para que os demais participantes do time adivinhem o que está escrito. Com o fim dos papéis, começa a segunda rodada: a mesma coisa, porém os participantes devem adivinhar o que está escrito com apenas uma palavra. Na última rodada, as palavras deve ser adivinhadas através de mímica. O time que adivinhar mais palavras nas três rodadas vence.
 
Episódio 20: Mãe de Rua

As crianças mostram a brincadeira tradicional e suas regras. Em seguida, os locutores sugerem o modo extradifícil, em que os participantes têm que ‘atravessar a rua’ pulando em um pé só.
 
Episódio 21: Quem sou eu?
 As crianças fazem uma rodada e escrevem nomes de pessoas (personagens de filmes ou série, pessoas conhecidas, figuras importantes, etc) em pedaços de papel. Em seguida, ‘colam’ o papel na testa do participante que está a direita. Cabe a cada participante, através de perguntas de sim ou não, descobrir quem é o personagem em sua testa. Nas rodadas subsequentes, os participantes colam o papel no participante a sua esquerda. Mais uma vez os locutores sugerem personagens históricos ou pouco conhecidos para alguns participantes, deixando o jogo bem mais difícil.
 
Episódio 22: Corre Cutia
As crianças aprendem a poesia completa (os locutores sugerem algumas continuações exóticas) e em seguida brincam de acordo com as regras. Os locutores narram a brincadeira de forma excessivamente séria, como uma modalidade desportiva de alto uso da intelectualidade – xadrez, por exemplo.
 
Episódio 23: Caça ao Tesouro
As crianças se dividem em times e escondem um ‘tesouro’ cada. Cabe ao outro time encontrar o tesouro, mas para isso, terão que seguir as pistas. Os locutores dão exemplos divertidos de pistas: dos mais poéticos ao mais esdrúxulos.
 
Episódio 24: Stop
Primeiro as crianças escrevem as diferentes categorias, o que normalmente gera conflitos. Os locutores incluem algumas categorias mais complexas, como figura histórica, personagem folclórico ou nome de brincadeira de rua. Antes da brincadeira, as crianças mostram diferentes formas de escolher a letra da rodada (enquanto alguns fazem dedos, outros usam aquela técnica bizarra, fácil de trapacear, em que uma pessoa 'pensa' as letras do alfabeto até que outra fala stop).

Episódio 25: Bobinho
Um jogo simples, com três jogadores e uma bola. Dicas e manhas passadas pelos locutores tornam a brincadeira mais complexa, mas também mais divertida.
 
Episódio 26: Detetive
Ao invés da versão clássica, jogada com cartas de baralho, nesse episódio as crianças mostram que é possível criar suas próprias cartas de papel e caneta. Assim como no porco, aqui os locutores ensinam manhas para ‘matar’ as vítimas disfarçadamente, sem que o policial descubra. As rodadas do jogo têm uma narração que remete ao estilo film noir: uma rodada mais focada em um detetive, outra em um assassino e a última em uma vítima.
 
Episódio 27: A Noite do Morto-Vivo
Nesse episódio, as cenas da brincadeira fazem referência a filmes de terror dos anos 1960, como ‘A Noite dos Mortos-Vivos’. Primeiro, as crianças preparam suas fantasias mais horripilantes. Aquela que tiver a fantasia mais terrível e assustadora será nomeada ‘o monstro’. Começa a brincadeira: o monstro grita vivo! E todas as outras crianças ficam em pé. Em seguida, grita morto! E todas se agacham. A brincadeira continua: a velocidade vai aumentando, todas agachando e levantando muito rapidamente, sem parar – e várias crianças vão sendo rapidamente eliminadas, até que se chegue ao vencedor, o último atleta a resistir.

Compartilhar: