TV Brasil vence o 3º Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo

Publicado em 23/10/2017 - 17:44 e atualizado em 23/10/2017 - 17:48

A TV Brasil conquistou o Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo com o episódio “Sífilis, a doença de Mil Faces”, exibido em março deste ano pelo programa Caminhos da Reportagem. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, no dia 07 de novembro. 

O Caminhos da Reportagem mostrou que a face mais cruel dessa doença se apresenta justamente entre recém-nascidos. A chamada sífilis congênita, passada de mãe para filho, pode provocar abortos, partos prematuros, cegueira, surdez e até mesmo microcefalia. Os últimos números de 2015 mostram que a doença foi responsável pelo aborto e a morte de cerca de 1.500 bebês no Brasil.

Chamada de “doença de mil faces”, ou a “grande fingidora”, por causa da multiplicidade de sintomas, a origem da síflis ainda é um mistério. Uma das hipóteses diz que teria sido levada da América para a Europa pelos navegadores de Cristóvão Colombo. 

O Prêmio

O Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo é realizado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH) há três anos e premia os trabalhos que contribuíram de forma propositiva para o debate da saúde no país em quatro categorias: impresso, internet, rádio e TV . A premiação reconhece e valoriza profissionais que se destacam com trabalhos que proponham análises, reflexões relevantes e ideias inovadoras para a melhoria do sistema de saúde brasileiro.


Sobre o Caminhos da Reportagem 

Programa semanal com 52 minutos de duração, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos. Temas atuais e polêmicos são tratados com profundidade e seriedade


Conheça a equipe responsável pela edição vencedora do Prêmio

Reportagem: Aline Beckstein
Produção: Aline Beckstein, Paula Abritta, Thaís Rosa, Henrique Cruz (estagiário)
Imagens: Eduardo Viné, João Marcos Barboza ,Sigmar Gonçalves
Auxílio técnico: Caio Araújo, Dailton Matos, Maurício Aurélio
Videografismo: Lucas de Souza Pinto
Edição de imagens e finalização: Maikon Matuyama e Rodger Kenzo
Roteiro: Aline Beckstein
Direção: Bianca Vasconcellos

Compartilhar: