Mídia em Foco discute novas formas de comunicação das marcas

Publicado em 20/12/2017 - 11:23

Marcas e mídia e as novas formas de comunicação. Este é o tema o programa Mídia em Foco, que vai ao ar na quarta-feira, dia 20, às 22h30, na TV Brasil. Na atração, especialistas falam sobre novas formas que as marcas têm buscado para atrair e conquistar a atenção do consumidor.

Marca é a representação simbólica que permite a identificação imediata de uma empresa, produto ou entidade. Sua exposição midiática está diretamente ligada ao seu sucesso. Durante muito tempo, veicular um comercial no intervalo de uma atração da TV aberta em horário nobre era garantia de êxito. Hoje, as marcas têm buscado formas menos invasivas de se comunicar com o público. Uma delas é o branded content, conteúdo produzido por uma marca.

“Quando a gente vai para o universo do conteúdo do entretenimento, o projeto só existe porque ele foi útil, ou foi educativo, ou o que é fundamental: entreteve a audiência. Então tem que ser um objeto relevante, tem que ser um objeto que faça sentido para a audiência, porque senão ela não vai consumir”, explica Patrícia Weiss, diretora de branded content do Grupo Abril.

Incluir uma marca dentro de um conteúdo de entretenimento não é uma novidade. Essa ação é conhecida como product placement. No livro “A Volta ao Mundo em 80 dias”, publicado em 1873, Julio Verne já menciona várias marcas de empresas de transporte. Em 1882, Manet evidencia a marca de uma cerveja no quadro “Um bar no Folies Bergere”. Mas a partir da invenção do cinema, a técnica encontrou um de seus maiores aliados: o audiovisual.

“Cada vez mais o entretenimento tem que colocar marcas dentro para sobreviver, para se financiar, e cada vez mais as marcas têm que buscar entretenimento, porque senão ninguém vai se interessar pelo conteúdo”, diz Fernando Palácios, sócio da empresa Storytellers Entretenimento Estratégico. “Diz a história do product placement que os produtores buscavam diminuir custos de produção e buscavam no mercado apoio de marcas, produtos, e até mesmo serviços que pudessem viabilizar aquilo”, completa Gil Mazziotti, diretor comercial da empresa Produto em Cena.

O programa Mídia em Foco é uma atração semanal da TV Brasil com o propósito de analisar as novidades que envolvem os meios de comunicação e debater as tendências do setor. A produção busca contemplar, ainda, a história dos meios de comunicação e sua influência na sociedade atualmente. A proposta é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa refletir sobre o que observa na mídia. Com 26 minutos de duração, o programa é apresentado por Paula Abritta. 

Serviço

Mídia em Foco - quarta-feira, dia 20, às 22h30, na TV Brasil 

Compartilhar: