Luciana Savaget discute literatura juvenil com Raphael Montes no Trilha de Letras

Publicado em 02/04/2018 - 14:46 e atualizado em 02/04/2018 - 15:52

Programa da TV Brasil também traz depoimento do renomado autor Pedro Bandeira

Na semana do Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado em 2 de abril, a premiada escritora e jornalista Luciana Savaget bate um papo sobre adolescência e literatura juvenil com o também escritor e apresentador Raphael Montes nesta terça (3), às 21h15, no programa Trilha de Letras, da TV Brasil.

Para aprofundar o debate sobre essa fase da tantas descobertas, entre a infância e a idade adulta, quando o jovem descobre os próprios limites e conhece o mundo fora de casa, a produção da emissora pública também traz uma entrevista com o ilustre escritor Pedro Bandeira.

O autor analisa a temática do abandono na literatura infanto-juvenil. O clássico "João e Maria" é o ponto de partida para Pedro Bandeira refletir sobre como o drama das crianças deixadas pelos pais inspira diversas tramas.

"João e Maria têm pais tão pobres que não podem mais alimentá-los. A história infantil do abandono na floresta mostra como uma criança se sente ao ser abandonada. Na época tribal isso era comum: deixar os bebês e os mais velhos para trás", pondera o experiente escritor.

Bandeira completa o raciocínio em seguida. "Hoje este é o medo original de qualquer ser humano: ser abandonado. Quando papai e mamãe me colocam no colo e contam uma história de uma criança como eu, tremo de medo literário, pois estou protegido no colo", explica o autor da série "Os Karas" e do livro "O Fantástico Mistério de Feiurinha", entre mais de 80 títulos.
 

Relação da obra de Luciana Savaget com o jornalismo

Como combinar jornalismo e literatura? A escritora Luciana Savaget conta para Raphael Montes durante a entrevista para o programa da emissora pública de que forma busca conciliar suas duas atividades.

Ela explica que muitas de suas obras da literatura infantil são inspiradas em histórias que conheceu fazendo apuração jornalística. Luciana cita o livro "O amor de Virgulino, Lampião", publicação em que narra uma

"Eu descobri Lampião fazendo um trabalho jornalístico sobre Padre Cícero", destaca a autora. "Em palestras que eu dava em escolas, percebi que os jovens não sabiam quem era Lampião, uma figura importantíssima em nossa história. Às vezes visto como herói e bandido. E é um personagem brasileiro", ressalta.

Luciana criou uma série de livros intitulada “Operação Resgate”. Neste projeto, a escritora mescla assuntos atuais como os conflitos do Oriente Médio com a fantasia milenar dos contos das Mil e Uma Noites. Para a autora, as fábulas infantis tem a missão de trazer o sonho e a fantasia para nossa existência.

Carioca, Luciana Savaget tem mais de 30 títulos publicados e várias obras traduzidas para idiomas como espanhol, alemão e árabe. A jornalista trabalha no canal Globo News e já foi eleita "Personalidade do Ano Internacional da Criança".

Essa edição do Trilha de Letras também apresenta o canal "Alyssa e a magia da leitura", projeto de estímulo à leitura na infância idealizado por uma menina de dez anos, a jovem Alyssa. No quadro "Leituras com Katy", a jornalista Katy Navarro fala sobre o livro "Delta, um comando para o tempo", de Ana Cristina Melo.

 

Serviço:
Trilha de Letras – terça-feira (3), às 21h15, na TV Brasil.
Trilha de Letras – terça-feira (4), às 6h, na TV Brasil.

Compartilhar: