Sobre a EBC

Conselho organizará consulta pública no segundo semestre para preencher duas vagas em aberto

09/07/2012
|
21:25
compartilhar notícia
Capa da Notícia

O Conselho Curador irá organizar no segundo semestre de 2012 Consulta Pública voltada ao preenchimento de duas vagas , atualmente em aberto devido à saída dos conselheiros Paulo Sérgio Pinheiro e Lúcia Willadino Braga .

A Consulta será organizada de acordo com o edital aprovado na 37 a Reunião do Conselho , que apontou para algumas características desejadas ( mas não excludentes ) para as candidatas e candidatos às duas vagas . O edital será publicado pelo colegiado nas próximas semanas .

Baseando-se primeiramente no atendimento às normas que regem a EBC e o Conselho , o edital também destaca , entre outros aspectos , “a necessidade de ampliação da diversidade regional ( especialmente no que diz respeito às regiões Norte e Centro-Oeste ), da presença das mulheres , dos indígenas e negros , bem como o conhecimento e atuação dos candidatos nas áreas de comunicação pública , direitos humanos e rádio” .

Além disso , os conselheiros e conselheiras presentes aprovaram a proposta de que seja encaminhada à presidência da República uma lista única , com até oito nomes .

Durante a reunião , a presidente do conselho , Ana Luiza Fleck Saibro , registrou ter recebido contribuições da sociedade civil sobre o tema . Embora não tenha sido possível debater e eventualmente incorporar sugestões nesta próxima Consulta , a presidente comprometeu-se a ampliar as discussões a respeito do tema .

Além de dialogar com a sociedade sobre como se dará o preenchimento futuro das vagas do Conselho , o colegiado pretende estabelecer uma regulamentação participativa e consolidada da questão .

Outras pautas

A 37 a Reunião do Conselho também aprovou o Manual Eleições 2012 , com as Diretrizes e normas editoriais da EBC para a cobertura do pleito . Após uma revisão final do documento , o Manual se encontra disponível no site do Conselho para todo o quadro da EBC , bem como para a sociedade em geral .

Por fim , os conselheiros e conselheiras presentes aprovaram o envio de uma moção ao presidente da Câmara dos Deputados , Marco Maia, manifestando o apoio do Conselho Curador da EBC à manutenção da Voz do Brasil em seu atual horário de veiculação .

Fonte : Secretaria Executiva do Conselho Curador