Sobre a EBC

Escritora Claudia Nina conversa sobre literatura infantil com Ziraldo na TV Brasil

25/09/2015
|
20:11
compartilhar notícia
Capa da Notícia

“A literatura infantil sempre esteve dentro de mim”, afirma a jornalista e escritora Claudia Nina no bate-papo com Ziraldo neste domingo (27), às 12h, na TV Brasil. A autora, que já publicou dois livros para crianças, “A barca dos feiosos” (2011) e “Nina e a Lamparina” (2013), revela ao cartunista que já tem novas obras inéditas que em breve vai lançar para a garotada.

“Só consigo escrever se eu tiver, nessa minha invenção, um pé fincado na minha realidade. Não crio nada que seja absolutamente diverso do meu mundo, das coisas que eu vivo, das coisas que eu sinto, das coisas que eu observo. A criança sou eu”, reflete a escritora no ABZ do Ziraldo desta semana. “Acho que a idade não exite. O tempo não existe. Escrevo assim, pensando nessa infância eterna”.

Antes de escrever publicações dedicadas à literatura infantil, Claudia Nina construiu uma trajetória com obras de não-ficção. O primeiro livro, “A palavra usurpada” (2003), foi resultado da sua tese de doutorado sobre Clarice Lispector, na Universidade de Utrecht, na Holanda. O segundo título, “A literatura nos jornais: crítica literária dos rodapés às resenhas” (2007), nasceu de uma pesquisa a partir da experiência como editora do caderno Ideias & Livros, do Jornal do Brasil, e como professora.

Além dessas obras, a escritora também redigiu dois romances “Esquecer-te de mim” (2011) e “Paisagem de Porcelana” (2014). “As ideias para o romance e para os livros infantis tem um tempo diferente”, avalia a jornalista durante a conversa com Ziraldo. “Acho que a leitura é contágio. Espero que eu possa participar disso com as minhas histórias”, conclui a autora que ainda assina uma coluna de livros da Revista Seleções (Reader's Digest).

No quadro do Menino Maluquinho, o personagem interpretado pelo ator Lucas Oliver revela como atendeu a ordem materna e acabou com a bagunça do seu quarto. As palhaças Catarina e Lola, do grupo Bando de Palhaços, tentam vestir luvas de plásticos e descobrem maneiras muito mais interessantes de usá-las. Regido pelo maestro Ronald Valle, o Coral Maluquinho finaliza esta edição do programa ABZ do Ziraldo com a música “Andar com Fé”, de Gilberto Gil.

Serviço:
ABZ do Ziraldo - domingo (27), às 12h, na TV Brasil.