Mangabeira Unger participa do Brasilianas.org desta segunda (14)
O jornalista Luís Nassif entrevista o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger , no programa Brasilianas.org desta segunda (14), às 20h, na TV Brasil . O estudioso faz uma análise dos desafios do país ao abordar as ideias-chaves que defende para um novo desenvolvimento da nação.
Para o ministro, a estratégia para a criação de um planejamento sustentável em âmbito nacional só pode ganhar eficácia "quando toca o chão da realidade das regiões do país". Por isso, desde que assumiu a pasta da Secretaria de Assuntos Estratégicos, tem viajado de norte a sul para desenhar um quadro seguro da sociedade brasileira atual.
Sua análise preliminar é que o Brasil é hoje um país com muito potencial criativo, empreendedor e cultural. "Há um assombroso dinamismo brasileiro que, em grande parte, carece de instrumentos e de oportunidade", diz Unger.
Durante a entrevista, ele adianta que um dos atributos da nova política de desenvolvimento estratégico do governo federal é reconhecer os setores sociais que são as vanguardas emergentes em cada região.
"Nossa tarefa é organizar um arcabouço de políticas públicas e de instituições que ajude a fortalecer e a disseminar as práticas produtivas avançadas", pontua. O ministro observa, em seguida, que é relativamente fácil no mundo estabelecer uma espécie de imitação do Vale do Silício, região localizada na Califórnia, Estados Unidos, onde foram implantadas empresas que desenvolvem inovação científica e tecnológica de ponta.
Por outro lado, o novo projeto estratégico busca organizar um sistema de produtivismo includente, capaz de disseminar os ganhos do desenvolvimento à grandes setores da economia, alcançando todas as classes sociais por todas as regiões do Brasil. "Isso só será possível por meio da inovação institucional, fomentando entre os governos e as empresas e com formas de parceria descentralizadas, pluralistas, participativas e experimentais", completa.
Carioca, professor e filósofo, Mangabeira Unger se tornou um dos mais jovens professores da Universidade de Harvard, em 1971. Ao longo de sua carreira como docente desenvolveu obras no campo da filosofia, teoria social e direito. Durante o primeiro mandato do governo Lula, o pensador surgiu como um dos grandes críticos das políticas públicas postas em prática naquele momento, levando o ex-presidente a convidá-lo para participar do governo como ministro de assuntos estratégicos, cargo que ocupou de 2007 a 2009. No início de 20015, a presidente Dilma Rousseff convidou o professor para retomar o cargo na secretaria, criada para ajudar o governo a planejar e aliar políticas de curto e longo prazo.
Serviço
:
Brasilianas.org – segunda-feira (14) às 20h, na TV Brasil.