Ícone da música paraense Mestre Laurentino é a atração do episódio da série Visceral Brasil
Irreverente compositor é fonte de inspiração para novas gerações de músicos do Pará
Considerado um dos maiores incentivadores do ritmo regional, Mestre Laurentino é o destaque do segundo episódio da série Visceral Brasil, as veias abertas da música que a TV Brasil exibe nesta quarta (18), às 22h.
Nascido em Ponta de Pedra, na Ilha do Marajó, e criado em Belém, o artista foi "descoberto" durante uma pesquisa do antropólogo Hermano Vianna e teve a música "Lourinha Americana" gravada por Gilberto Gil.
Mestre Laurentino produziu centenas de fitas cassetes gravadas no quintal de sua casa, com uivados de cachorros, papagaios, galinhas e todo o som de seu habitat. Com isso, acabou criando uma linguagem própria.
Ele leva sempre na cintura sua faca francesa, a famosa "provoca que eu te finco". Hoje, com o seu trabalho mais reconhecido, compõe e toca sua gaita com o grupo Coletivo Rádio Cipó. Mestre Laurentino alega ser o roqueiro mais velho do mundo.
O documentário exibido pela TV Brasil acompanha a vitalidade do artista que há poucos anos lançou seu primeiro CD: "Laurentino e os Cascudos".
Serviço:
Visceral Brasil – quarta-feira (18), às 22h00, na TV Brasil.