Curta em Cena conta histórias arquitetônicas ocultas de grandes cidade

06/07/2018
|
16:01
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Histórias arquitetônicas que ficaram perdidas na paisagem das grandes cidades. Este é o tema do Curta em Cena, que vai ao ar sábado (7),  às 23h, na TV Brasil. No programa, a apresentadora Tâmara Freire bate-papo com Cláudio Tammela, diretor do curta “Praça XV”, filmado no Rio.  Curta em Cena traz ainda entrevista com Bruna Callegari, que dirigiu “Farol Invisível”. Os dois curtas propõem narrativas que revelam cantos ocultos na memória do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Rodado durante dez anos, “Praça XV” mostra a transformação do local, que sofreu forte intervenção urbana nos últimos anos, com a destruição do Viaduto da Perimetral. A praça abriga uma tradicional feira de antiguidades. “É um filme que fala sobre a relação com a cidade, do afeto com as pessoas e com os espaços”, diz Cláudio. “O filme trata das memórias que tenho daquele lugar e das amizades também", resume.

Praticamente sem diálogos, “Praça XV” tem uma trilha sonora que enfatiza a separação, o amor perdido. “Toda a trilha sonora é de discos em vinil  que comprei na feira da Praça XV. Fiz um filme que tem apenas um diálogo. E a música acaba dando o texto e o sentido para o filme, que é sempre na tônica do amor perdido”, explica o cineasta.

Diretora de “Farol Invisível”, a cineasta Bruna Callegari conta no curta a história do Farol do Jaguaré, erguido nos anos 40 próximo à confluência dos rios Pinheiros e Tietê, em São Paulo. “É um farol marítimo em uma cidade em que quase não se vê água”, observa Bruna. “Ele nunca foi usado para guiar uma embarcação. Ele era parte de um complexo industrial e durante anos serviu de monumento, mirante e relógio para a comunidade”, afirma.

O farol hoje é documento da enorme transformação espacial que acompanhou o crescimento de São Paulo. O curta “Farol Invisível” busca desvendar sua identidade, documentando a intrigante relação entre espaço, história, memória e invenção.

Serviço
Curta em Cena - sábado, dia 7, às 23h, na TV Brasil