Filmes da TV Brasil de 03 a 09 de julho de 2023

29/06/2023
|
14:38
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Veículos: TV Brasil
Categorias: Filme
Exibição em: TV Brasil


Filmes da TV Brasil de 03 a 09 de julho de 2023

Segunda, 03 de julho
Sessão Família: O Pequeno Órfão
14h00

O Pequeno Órfão
O Pequeno Órfão, por Divulgação/TV Brasil

Título original: Rémi sans famille. País: França. Ano: 2018. Gênero: Comédia dramática. Direção: Antoine Blossier. Elenco: Daniel Auteuil, Maleaume Paquin, Jacques Perrin, Virgnie Ledoyen, Jonathan Zaccaï, Ludivine Sagnier, Zoe Boyle, Albane Masson, Nicholas Rowe, Nicola Duffet, Simon Armstrong.

A comédia dramática francesa "O Pequeno Órfão" (2018) é baseada no romance "Sans Famille", obra redigida pelo escritor francês Hector Malot.

A trama acompanha as aventuras de Rémi (Maleaume Paquin), um garoto que é abandonado em uma igreja quando bebê. A doce Madame Barberin (Ludivine Sagnier) assume a maternidade, porém seu marido, com dificuldades financeiras após um grave acidente, resolve devolver o menino para o orfanato.

No caminho, porém, ele se depara com um ex-violinista chamado Vitalis (Daniel Auteuil). O artista descobre o talento musical de Rémi e se oferece para "alugar" o garoto para o menino escapar do orfanato. Os dois passam a viajar pela França para entreter as pessoas.

Arrancado das mãos de sua mãe adotiva e confiado ao senhor Vitalis, um misterioso músico itinerante, Rémi vai aprender a dura vida de acrobata e a cantar para ganhar seu pão. Acompanhado do fiel cão Capi e do macaquinho Joli-Coeur, Rémi parte em uma longa jornada pelo país – marcada por encontros, amizades e ajuda mútua – que o levará ao segredo sobre suas próprias origens.

Reprise . 105 min .
Classificação indicativa: 12 anos


Segunda, 03 de julho
Cine Doc: Senhores do Vento
22h30/03h45 (madrugada de segunda, dia 03/07, para terça, 04/07)

Senhores do Vento
Senhores do Vento, por Divulgação/TV Brasil

País: Brasil. Ano: 2009. Gênero: Documentário. Direção e roteiro : Isabella Nicolas.

O documentário mostra a emocionante participação do primeiro barco brasileiro na famosa regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race, realizada entre novembro de 2005 e julho de 2006.

Por oito meses, uma dezena de barcos enfrentou tempestades, ondas gigantes e icebergs para conquistar um dos troféus mais cobiçados de todos os esportes.

Na edição 2005-2006, o Brasil participou dessa aventura pela primeira vez. As tripulações tiveram que combinar grande velocidade com excepcional resistência física e emocional.

A produção traça um panorama sobre a viagem com a adrenalina de cruzar a bordo em uma das mais impressionantes competições esportivas. O filme acompanha os tripulantes brasileiros que enfrentaram os mares na regata a bordo do Brasil 1, um barco produzido por brasileiros para brasileiros. Comandada por Torben Grael, a equipe enfrentou adversidades de todos os tipos.

Diversão, suspense e aventura estimulam até o espectador leigo em esportes náuticos a se interessar pelo desafio vivenciado pelos protagonistas. O público torce pelos atletas nos momentos mais dramáticos, vibra com as vitórias e pode se surpreender com o resultado final.

Dirigido pela jornalista Isabella Nicolas, o filme reúne depoimentos e imagens em terra, desde a largada até o momento da chegada. Também traz imagens feitas pelos próprios tripulantes dentro da embarcação.

Reprise. 97 min.
Classificação indicativa:
Livre


Terça, 04 de julho
Sessão Família: Eu Sou Brasileiro
14h00

Eu Sou Brasileiro
Eu Sou Brasileiro, por Divulgação/TV Brasil

País : Brasil. Ano: 2019. Gênero: Drama. Direção: Alessandro Barros. Elenco: Daniel Rocha, Fernanda Vasconcellos, Cristiana Oliveira, Letícia Spiller, Zezé Motta, Marcella Rica, Felipe Folgosi, Marcelo Argenta, Márcia Manfredini, Ivan Mendes, João Vitti, Thales Miranda

Léo é um jogador de futebol excepcional, órfão de pai, vive com a mãe (costureira da comunidade), querido por seus amigos, possui todas as qualidades para ser o ídolo de um grande CLUBE. Seu sonho é jogar num time internacional e proporcionar condições melhores de vida, principalmente para sua mãe. Ele faz "bicos" para ganhar uns trocados e treina pelo time de sua cidade, também dá aulas para crianças, tendo uma forte ligação com todos à sua volta. Ignora o amor de sua jovem vizinha e namora uma típica "Maria Chuteira" - Numa partida classificatória municipal, um importante olheiro (trazido por seu agente), acompanha o jogo. Será a grande oportunidade de sua vida. Mas, um acidente acaba com a sua carreira. Passam-se sete anos. Agora, pai de um pequeno garoto de cinco anos, casado com sua vizinha, supera dia a dia a depressão pela perda de sua mãe. Com incentivo de uma Professora, e - lutando pela sobrevivência diária - inspira-se em sua esposa/filho, transpondo suas experiências para a escrita, se tornando um grande escritor campeão de vendas. O futebol foi apenas um capítulo. Quando menos se espera, Léo se depara novamente com uma grande escolha.

Reprise. 80 min.
Classificação indicativa:
10 anos


Terça, 04 de julho
Cine Retrô: Zé do Periquito
22h30/03h45 (madrugada de terça, dia 04/07, para quarta, dia 05/06)

Zé do Periquito
Zé do Periquito, por Divulgação/TV Brasil

País : Brasil. Ano : 1960. Gênero : Comédia. Direção : Amácio Mazzaropi e Ismar Porto. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Nena Viana, Amélia Bittencourt.

Em "Zé do Periquito" (1960), Amácio Mazzaropi interpreta Genó, um tímido e pobre jardineiro de um colégio que se encanta por uma das alunas, Carmem. A jovem é filha de um empresário bem-sucedido que passa por dificuldades financeiras.

Para poder conquistar a moça, Genó deixa o emprego de jardineiro e vai para outra cidade onde trabalha com seu realejo em busca de dinheiro. O realejo fica famoso e, em pouco tempo, Genó consegue uma pequena fortuna.

As filmagens foram realizadas nos Estúdios da Vera Cruz, com locações em Santos. O longa conta ainda com números musicais de Mazzaropi, Agnaldo Rayol, Hebe Camargo, Cely Campello, Tony Campello, George Freedman, Paulo Molin e Carlão.

Reprise . 100 min .
Classificação indicativa: 12 anos


Quarta, 05 de julho
Sessão Família: Uma Amizade Verdadeira
14h00

Uma Amizade Verdadeira
Uma Amizade Verdadeira, por Divulgação/TV Brasil

Título original: Marshall, The Miracle Dog. País: Estados Unidos. Ano: 2015. Gênero: Drama. Direção: Jay Kanzler. Elenco: Shannon Elizabeth, Matthew Settle, Lauren Holly, Lucas Carrol, Bill Chott.

Um menino de 13 anos, Finn (Lucas McHugh Carroll), torna-se alvo de valentões em sua nova escola. Intimidado no colégio, ele está se sentindo sem esperança até que encontra o cachorro labrador Marshall, com quem cria um imediato laço de afeto.

O animal está enjaulado em condições deploráveis, após ser capturado por um colecionador de cães que maltrata os bichos. Consciente, o garoto sabe que deve resgatar Marshall. Finn que cuidar de seu novo amigo que está ferido e precisa de um veterinário com urgência.

A trama de companheirismo entre Finn e Marshall obteve reconhecimento no circuito da sétima arte. O drama "Uma Amizade Verdadeira" recebeu o Prêmio de Escolha do Público de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de St. Louis. O longa também foi premiado como Melhor Filme de Família no Wild Rose Film Festival e no Belleville News Democrat.

Reprise . 90 min .
Classificação indicativa: Livre


Quarta, 05 de julho
Cine Nacional: Anita – O Filme
22h30/03h45 (madrugada de quarta, dia 05/07, para quinta, dia 06/07)

Anita - O Filme
Anita - O Filme, por Divulgação/TV Brasil

País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: Drama biográfico. Direção: Olindo Estevam. Elenco: Lize Souza, Anselmo Vasconcelos, Jackson Antunes, Nadya Mendes, Sebastião Fonseca, Rosi Campos, Neusa Borges, Luciano Szafir, Walter Breda, Roberto Birindelli, Germano Pereira.

A produção acompanha a juventude de Anita Garibaldi. A personagem é retratada na sua humanidade, com a vida simples de uma cidadã comum e muito pobre. Desde nova, a moça já demonstrava coragem. Com o passar dos anos, torna-se uma brava e libertária guerreira que derrubou paradigmas da época.

Considerada uma das personalidades marcantes da história do país, Anita é lembrada na trama que apresenta o período de sua jornada antes de virar a lendária rebelde que lutou ao lado do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha.

O filme revela a trajetória da jovem desde o seu nascimento, em 1821, até o casamento com Manuel Duarte de Aguiar, em 1835. Apesar de ser um período reduzido, de apenas 14 anos, os acontecimentos na vida de Anita forjaram a pessoa forte que ela viria a ser.

Reprise. 105 min.
Classificação indicativa:
12 anos


Quinta, 06 de julho
Sessão Família: O Dono da Bola
14h00

O Dono da Bola
O Dono da Bola, por Divulgação/TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1961. Gênero: Comédia. Direção: J.B. Tanko. Elenco: Ronald Golias, Grande Otelo, Norma Blum, Vera Regina, Carlos Imperial, Costinha, Perry Salles, Armando Nascimento, César Viola, Luiz de Carvalho, Valença Filho, Hélio Colona.

Ao entrar em um mercadinho que anuncia a degustação grátis de alimentos, o carregador de placas Carlos da Silva Bronco (Ronald Golias) conhece a demonstradora Eva (Norma Blum), que lhe revela ser participante de gincanas no programa 'O Dono da Bola', do canal 70.

Malandro carioca, Bronco gosta de viver na "moleza". Assistindo à televisão, Bronco e sua amiga, a doméstica Clarinha (Vera Regina), ficam sabendo que ele foi indicado para substituir Eva, eliminada na última fase do concurso.

Bronco resolve participar da disputa não pelo prêmio de 500 mil cruzeiros, mas para ajudar Bebeco, o avô de Eva. Apaixonado por Eva, Bronco precisa lidar com um revés amoroso. A moça está atraída pelo amigo dele, Fernando (Perry Salles), produtor de TV. Bronco pela ao colega que contrate Eva. Ela presencia Fernando com diversas namoradas, mesmo assim fica encantada com o seu charme.

Mesmo assim, o rapaz quer vencer o programa para receber o valor em dinheiro e doá-lo à família que passa por dificuldades financeiras. Eva e o avô estão perdendo a casa onde moram para a Imobiliária Fortuna. Os dois serão despejados do local em que a empresa pretende construir um edifício.

Para conquistar o prêmio, Bronco terá que derrotar um oponente à altura. Ele precisa superar o Ronaldo (Carlos Imperial) em quatro tarefas. O adversário tem costas quentes: além de sobrinho do dono da Imobiliária Fortuna, Ronaldo conta com a ajuda de Arquibaldo (Costinha). A dupla de trapaceiros está disposta a tudo para ganhar.

Na nova etapa da gincana, eles têm várias tarefas a serem executadas. Bronco e Ronaldo devem subir de jipe as escadas do Departamento Nacional de Produção Mineral do Rio de Janeiro, e levar um esportista famoso ao auditório do programa. Os desafios foram cumpridos com êxito pelos concorrentes.

A próxima atividade que os competidores devem realizar também é complicada. Na última fase da prova, Bronco e Ronaldo têm que conseguir levar um artista famoso ao programa. A personalidade acaba sendo o ator Grande Otelo, interpretado por ele próprio.

Enquanto isso, não resistindo à insistência de Fernando, Eva aceita ficar noiva dele, evitando sempre as investidas dos malandros Arquibaldo e Ronaldo. Com o tempo, Eva percebe que Fernando não consegue ficar longe das outras garotas e, por isso, resolve romper o noivado.

A competição entre Bronco e Ronaldo continua no concurso de tevê. A última tarefa da gincana é localizar Voluntário, o cachorro da Banda dos Fuzileiros Navais que está desaparecido. Bronco precisará superar as trapaças dos adversários para ganhar a disputa e conquistar o amor de Eva.Com a ajuda de Fernando, ele vence e conquista o prêmio. No final, Eva se declara a Bronco, na presença de Fernando e do avô.

Reprise. 90 min.
Classificação indicativa:
12 anos


Quinta, 06 de julho
Cine Retrô: Bom Mesmo É Carnaval
22h30/03h45 (madrugada de quinta, dia 06/07, para sexta, dia 07/07)

Bom Mesmo é Carnaval
Bom Mesmo é Carnaval, por Divulgação/TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1962. Gênero: Comédia. Direção: J.B. Tanko. Elenco: Zé Trindade, Anilza Leoni, Alberto Perez, Nelly MArtins, Renato Restler, Darcy de Souza, Tutuca, Paulo Rodrigues, Duarte de Moraes, Jão Ribas, Estelita Bell, Adélia Iório, Tina Gonçalves, Ivete Garrido, Elsa Martins, Billy Davis, Delfim Gomes, Francisco Buscacio, Amando Rosas, Tony Jr. Pedro Veiga, Francisco Siciliano, Orlando Camargo, Antônio Galloti, Otiel Serra, Jayme Costa

Uma importante figura de uma pequena cidade do interior apadrinha a eleição de um 'amigo do peito' para a Prefeitura. Às vésperas da eleição, vítima de uma série de manobras de seus inimigos políticos e de sua própria índole carnavalesca, é obrigado a relegar seus princípios rígidos e pactuar com a evolução política da pequena cidade

Reprise. 95 min.
Classificação indicativa:
12 anos


Sexta, 07 de julho
Sessão Família: Uma Viagem Extraordinária
14h00

Uma Viagem Extraordinária
Uma Viagem Extraordinária, por Divulgação/TV Brasil

Título original: The Young and Prodigious T.S. Spivet. País: França e Canadá. Ano: 2013. Gênero: Aventura/Drama/Fantasia. Direção: Jean-Pierre Jeunet. Elenco: Helena Bonham Carter, Robert Maillet, Callum Keith Rennie, Kyle Catlett, Judy Davis, Niamh Wilson, Jakob Davies, Rick Mercer.

T.S. Spivet (Kyle Catlett) é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ganha um prêmio científico importante, o menino de apenas 12 anos decide abandonar sua família em Montana, uma região rural, para atravessar sozinho os Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

Pequeno gênio da ciência, T.S. Spivet conquista um importante concurso e decide empreender uma jornada para sair do rancho isolado e cruzar um longo trajeto pelos Estados Unidos. Ele não se interessa pelo reconhecimento científico, mas busca ser aceito pela própria família.

O menino mora numa pequena e isolada fazenda no estado de Montana, aos pés das Montanhas Rochosas, com a mãe Clair (Helena Bonham Carter), o pai (Callum Keith Rennie), a irmã mais velha Gracie (Niamh Wilson) e o irmão gêmeo Layton (Jakob Davies).

O filme é uma adaptação do romance de Reif Larsen sobre um menino gênio e sua peculiar família. O longa tem direção de Jean-Pierre Jeunet, cineasta responsável pelo sucesso cult "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" (2001).

Reprise. 105 min.
Classificação indicativa:
Livre


Sexta, 07 de julho
Festival de Cinema: Criação
22h30/03h45 (madrugada de sexta, dia 07/07, para sábado, dia 08/07)

Criação
Criação, por Divulgação/TV Brasil

Título original: Creation. País: Reino Unido. Ano: 2009. Gênero: Drama biográfico. Direção: Jon Amiel. Elenco: Paul Bettany, Jennifer Connelly, Jeremy Northam, Toby Jones, Benedict Cumberbatch, Ian Kelly, Guy Henry, Martha West, Anabolena Rodriguez, Paul Campbell, Zak Davies, Teresa Churcher, Freya Parks, Jim Carter.

Charles Darwin (Paul Bettany) revolucionou a história da humanidade com sua extraordinária obra "A Origem das Espécies". Inicialmente, suas ideias chocaram a sociedade, mas ao lado de sua família, em especial de sua esposa, Emma (Jennifer Connely), Darwin encontrou os maiores desafios a sua teoria. O pesquisador viveu um dilema entre fé e razão, amor e verdade.

A trama acompanha a pacata vida de Charles Darwin em uma vila inglesa. Apesar de ser devotado à família, ele é, ao mesmo tempo, bastante distante deles. O filme destaca o relacionamento do estudioso com sua filha mais velha, Annie (Martha West), enquanto ele se dedica a escrever o clássico livro que marcou sua pesquisa.

"Criação" mostra a incrível trajetória de Darwin e a ideia mais revolucionária da história. Dirigido por Jon Amiel a partir do roteiro de John Collee, o longa-metragem é baseado no livro "A Caixa de Annie", de Randal Keynes, sobre a vida de seu tataravô, o cientista mais proeminente do mundo: Charles Darwin.

Reprise. 109 min.
Classificação indicativa:
10 anos


Sábado, 08 de julho
Cine Retrô: Garota Enxuta
21h30/03h45 (madrugada de sábado, dia 08/07, para domingo, dia 09/07)

Garota Enxuta
Garota Enxuta, por Divulgação/TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1959. Gênero: Comédia musical. Direção: J.B. Tanko. Roteiro: Chico Anysio, Herbert Richers. Elenco: Ankito, Grande Otelo, Renato Restier, Agnaldo Rayol, Nelly Martins, Jaime Costa, Carlos Costa, Lílian Fernandes, Iracema de Alencar, Carlos Melo, Carlos Imperial.

Presidente da Fábrica de Automóveis Torpedo, Dr. Falcão (Jaime Costa), contrata a TV Carioca Canal 20, do Rio de Janeiro, e a TV Bandeirante, em São Paulo, para transmitir um programa musical de televisão patrocinado por sua empresa.

A atração "Torpedo Musical" vai contar a história do carro e da música e será apresentado por Otelo (Grande Otelo). A jovem Nelly (Nelly Martins), filha do Dr. Falcão, quer cantar no programa, mas seu pai não a autoriza.

Já que não tem a permissão dele, a moça busca outra alternativa para alcançar seu sonho quando conhece o esperto Popô (Ankito), funcionário da emissora. Ele pretende colocar no programa uma dupla sertaneja de anões, Cosme e Damião. Popô e seu irmão, Rafael (Agnaldo Rayol), decidem ajudar Nelly a se apresentar.

Lançado em 1959, o filme "Garota enxuta" tem direção de J.B. Tanko e roteiro de Chico Anysio. Os números musicais contam com interpretações de personalidades do próprio elenco como Grande Otelo, Agnaldo Rayol e Nelly Martins. Também tem participação de outros astros da época como Emilinha Borba, Ivon Cury, Trio Irakitan, Morgana, Agostinho dos Santos, Orlando Silva, Íris Bruzzi, entre outros.

Reprise. 102 min.
Classificação indicativa:
Livre


Sábado, 08 de julho
Cine Retrô: Betão Ronca Ferro
02h15 (madrugada de sábado, dia 08/07, para domingo, dia 09/07)

Betão Ronca Ferro
Betão Ronca Ferro, por Divulgação/TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1971. Gênero: Comédia. Direção: Geraldo Afonso Miranda. Elenco: Amácio Mazzaropi, Dilma Lóes, Roberto Pirillo, Geny Prado, Araken Saldanha.

Em "Betão Ronca Ferro", o comediante Amácio Mazzaropi presta uma justa homenagem aos artistas mambembes e a sua origem no circo. Mesmo depois da fama, o ator nunca deixou de frequentar os picadeiros Brasil afora.

Na trama, o humorista interpreta um empregado de circo que tem o ofício ameaçado quando a filha (Dilma Lóes) deixa o mundo dos espetáculos para se casar com um jovem muito rico (Roberto Pirillo), contra a vontade da família dele.

O pai dela (Amácio Mazzaropi) acaba pegando dinheiro emprestado com a família do genro (Araken Saldanha) e compra o circo onde trabalhava. Assim, ele passa a perambular de cidade em cidade.

O título da comédia faz alusão à revolucionária telenovela "Beto Rockfeller", um fenômeno daqueles tempos. "Betão Ronca Ferro" retrata a dura realidade dos artistas de circo, principalmente na concorrência entre um circo de grande porte e um menor. Na época, os animais ainda podiam ser atrações no picadeiro. Amácio Mazzaropi também aborda a moda da época, como a minissaia e a calça pantalona.

Reprise . 100 min .
Classificação indicativa: Livre


Domingo, 09 de julho
Sessão Família: Muppets no Espaço
14h00

Muppets do Espaço
Muppets do Espaço, por Divulgação/TV Brasil

Título Original: Muppets from Space. País: EUA. Ano: 1999. Gênero: Infantil. Direção: Tim Hill. Roteiro: Roteiro: Jerry Juhl, Joey Mazzarino. Elenco: Frank Oz, Dave Goelz, Steve Whitmire.

Os Muppets descobrem que Gonzo é, na verdade, um extraterrestre, e que seus pais estão prestes a visitá-lo. Quando agentes do governo o sequestram, na tentativa de descobrir quando os alienígenas chegarão Terra, cabe a Caco e Miss Piggy a tarefa de liderar a equipe de resgate.

A obra foi dirigida por Tim Hill a partir do roteiro de Jerry Juhl, Joey Mazzarino e Ken Kaufman, contando no elenco com nomes como Jeffrey Tambor, Pat Hingle, Rob Schneider, Andie MacDowell, F. Murray Abraham, David Arquette, Josh Charles, Hollywood Hogan, Ray Liotta e Andie MacDowell, ao lado dos artistas de Muppets: Dave Goelz, Steve Whitmire, Bill Barretta e Frank Oz.

O filme conta com a presença de personagens clássicos surgidos no show de variedades de grande sucesso nos Estados Unidos em 1976, em que recebiam convidados especiais e atrações como esquetes, números musicais e mágicas. Criados pelo americano Jim Henson nos anos 50, os Muppets foram para os cinemas, ganharam vários programas especiais na TV americana e viraram um desenho animado em que a porquinha, o sapo, o urso e outros inúmeros animaizinhos apareciam em versão baby (Os Muppets Babies, sucesso no Brasil nos anos 80).

Reprise. 82 min.
Classificação indicativa: Livre


Domingo, 09 de julho
Cine Doc: As Histórias que não Terminam
23h00

As Histórias que não Terminam
As Histórias que não Terminam, por Divulgação/TV Brasil

País: Brasil. Ano: 2018. Gênero: Documentário. Direção: Paulo Murilo Fonseca. Produção: Juliana Pacheco

As histórias que não terminam registra a viagem de uma contadora de histórias profissional, nativa da cidade grande que passa por pequenas cidades do interior de Minas Gerais para realizar o seu ofício para habitantes locais e para pesquisar novos repertórios. O filme busca estabelecer conexões entre a realidade dos moradores com o universo peculiar das histórias populares. Este projeto expõe dois mundos distintos. De um lado, vemos a contadora de história que se profissionalizou através dos livros e por meio de uma educação formal e de outro, vemos uma comunidade que vivencia as histórias orais de maneira mais frequente e informal, fruto de um hábito tradicional. O contato entre a contadora de histórias e a população local traz uma reflexão sobre a importancia dos relatos orais na cultura brasileira e os sesu desdobramentos. O título da obra se justifica pela capacidade dos contadores de histórias de sempre reinventarem o seu repertório. Pelas apresentações e pela receptividade da comunidade nota-se as singularidades do trabalho de contador e toda a riqueza cultural de uma atividade que apesar das constantes transformações se perpertua por séculos. A narrativa apresenta um retrato atual do Brasil contemporâneo com seus contrastes e paradoxos onde vemos uma relação desequilibrada entre a metrópole e o interior do país.

Reprise. 75 min.
Classificação indicativa:
Livre


Domingo, 09 de julho
Cine Retrô: Jeca Contra o Capeta
03h30 (madrugada de domingo, 09/07, para segunda, dia 10/07)

Jeca Contra o Capeta
Jeca Contra o Capeta, por Divulgação/TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1975. Gênero: Comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Pirilo, Néa Simões, Fausto Rocha Jr, Rose Garcia, Jair Talarico, Leonor Navarro, Jorge Pires, Aparecida de Castro, José Mauro Ferreira, José Velloni, Carlos Garcia, Cavagnole Neto, Macedo Netto, Rui Elias, Luiz Carlos de Oliveira, Almerinda dos Santos.

Em uma pequena cidade do interior, a notícia da aprovação do divórcio alegra a viúva Dionísia (Néa Simões) que tem a ideia fixa de conquistar o caipira Poluído (Amácio Mazzaropi). Este, porém, é bem-casado e feliz. O caipira se vê obrigado a enfrentar a rica fazendeira que é obcecada por ter seu amor.

Uma morte controversa ronda o povoado e as suspeitas sobre o assassinato envolvem a família de Poluído. O filho dele é acusado injustamente pelo crime. Perseguido, o caipira foge para o campo. Perversa, a proprietária rural faz chantagem pelo homem por quem é apaixonada. A viúva Dionísia quer obrigá-lo a se divorciar da esposa na expectativa de que Poluído se case com ela.

Paródia tupiniquim do clássico filme de terror americano "O Exorcista" (1974), a comédia brasileira "Jeca contra o capeta" (1975) fez sucesso e obteve bastante repercussão no país. A gozação de Amácio Mazzaropi com a temática provoca risadas despretensiosas há várias gerações.

Campeão de bilheteria, o longa-metragem levou multidões para as salas de cinema. A trama de humor conquistou o público e teve números impressionantes para a sétima arte nacional na época, com mais de dois milhões e meio de espectadores.

Reprise . 101 min .
Classificação indicativa: 12 anos

*Fimes podem ser substituídos, assim como a grade de programação pode ser alterada a qualquer momento, sem aviso prévio