Filmes da TV Brasil de 10 a 16 de julho de 2023
Veículos: TV Brasil
Categorias: Filme
Exibição em: TV Brasil
Filmes da TV Brasil de 10 a 16 de julho de 2023
Segunda, 10 de julho
Sessão Família: Peter Pan – À Procura do Livro do Nunca
14h00
Título original: Peter Pan: The Quest for the Never Book. País: Irlanda. Ano: 2018. Gênero: Animação/Fantasia/Infantil. Direção: Chandrasekaran, Jake Paque.
O terrível Capitão Gancho ataca mais uma vez e rouba o Livro do Nunca, um tomo muito antigo que contém poderes mágicos. Ele deseja usá-lo para despertar terríveis criaturas na Terra do Nunca e destruir Peter Pan e seus amigos. Agora, Peter precisa mais uma vez salvar seu lar, sendo que a única forma de realizar esta tarefa é cumprindo com a profecia descrita no poderoso livro.
O dia mais longo do ano finalmente chegou na Terra do Nunca. As festividades já começaram e as comemorações estão em andamento. Para todos se divertirem, os jogos foram organizados para os meninos perdidos.
Cansado de derrotas, o Capitão Gancho percebe que essa ocasião pode virar a seu favor. Ele cria uma teia de planos perversos para fazer Peter Pan e seus amigos se renderem. O trapaceiro decide interferir nos perigos que espreitam nos pântanos amaldiçoados e no templo dourado.
Determinado a não ser derrotado, o vilão parece estar um passo à frente de Peter Pan neste momento. Então o filme revela o que poderia acontecer se finalmente o Capitão Gancho descobrisse uma maneira de destruir os voadores Sininho e Peter Pan.
Reprise. 90 min.
Classificação indicativa:
Livre
Segunda, 10 de julho
Cine Doc: Sotaque Elétrico
22h30 / 03h45 (madrugada de segunda, dia 10/07, para terça, 11/07)
País: Brasil. Ano: 2017. Gênero: Documentário. Direção: Caio Jobim e Pablo Francischelli.
Investigação musical sobre a guitarra brasileira, o documentário parte da chegada da viola de machete ao recôncavo baiano em meados do século XIX. Aborda ainda a revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual.
A guitarra elétrica teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros brasileiros, forjando uma identidade que vai além da tradição do rock and roll. A produção conta com a participação de personalidades da cena musical do país como Armandinho Macêdo, Davi Moraes, Felipe Cordeiro, Kiko Loureiro, Lucio Maia, Manoel Cordeiro e Sérgio Dias.
Reprise. 91 min.
Classificação indicativa:
Livre
Terça, 11 de julho
Sessão Família: Vestido Pra Casar
14h00
País: Brasil. Ano: 2013. Gênero: Comédia. Direção: Gerson Sanginitto e Paulo Aragão . Elenco: Leandro Hassum, Fernanda Rodrigues, Catarina Abdalla, André Mattos, George Sauma, Tonico Pereira, Renata Dominguez, Marcos Veras, Ricardo Conti, Júlia Rabello, Eliezer Motta, Érico Bras, Claudio Tovar, Hossen Minussi, Adriana Garambone, Jefferson Schroeder, Paulo Mathias Jr., Haroldo Guimarães, Alvaro Diniz, Celso Taddei, Cicero Raul, Macio Trigo, Cris Pompeu, Mariana Brassaroto, Taísa Lima, Denam Pettmant, Claudio Torres, Jeniffer Setti e Marianne Ebert
Fernando (Leandro Hassum) acredita que uma mentirinha não faz mal a ninguém. Será? De mentira em mentira, ele transforma o dia do seu casamento numa série de confusões que envolvem sua ex-mulher, sua noiva, o sogro, o primo saidinho, um estilista, uma socialite deslumbrada, policiais e seguranças nada seguros, e um senador ciumento com sua mulher infiel. "Vestido Pra Casar" é uma comédia de muitos erros que só se resolvem quando a verdade vem à tona, poucas horas antes do momento do "sim"
Reprise
.
101
min
.
Classificação indicativa:
12 anos
Terça, 11 de julho
Cine Retrô: Betão Ronca Ferro
22h30 / 03h45 (madrugada de terça, dia 11/07, para quarta, dia 12/06)
País: Brasil. Ano: 1971. Gênero: Comédia. Direção: Geraldo Afonso Miranda. Elenco: Amácio Mazzaropi, Dilma Lóes, Roberto Pirillo, Geny Prado, Araken Saldanha.
Em "Betão Ronca Ferro", o comediante Amácio Mazzaropi presta uma justa homenagem aos artistas mambembes e a sua origem no circo. Mesmo depois da fama, o ator nunca deixou de frequentar os picadeiros Brasil afora.
Na trama, o humorista interpreta um empregado de circo que tem o ofício ameaçado quando a filha (Dilma Lóes) deixa o mundo dos espetáculos para se casar com um jovem muito rico (Roberto Pirillo), contra a vontade da família dele.
O pai dela (Amácio Mazzaropi) acaba pegando dinheiro emprestado com a família do genro (Araken Saldanha) e compra o circo onde trabalhava. Assim, ele passa a perambular de cidade em cidade.
O título da comédia faz alusão à revolucionária telenovela "Beto Rockfeller", um fenômeno daqueles tempos. "Betão Ronca Ferro" retrata a dura realidade dos artistas de circo, principalmente na concorrência entre um circo de grande porte e um menor. Na época, os animais ainda podiam ser atrações no picadeiro. Amácio Mazzaropi também aborda a moda da época, como a minissaia e a calça pantalona.
Reprise
.
100
min
.
Classificação indicativa:
Livre
Quarta, 12 de julho
Sessão Família: O Jardim Secreto
14h00
Título original: The Secret Garden. País: Estados Unidos. Ano: 2017. Gênero: Drama/Fantasia/Infantil. Direção: Owen Smith. Roteiro: Frances Hodgson Burnett. Elenco: Glennellen Anderson, Amanda Waters, Erin Leigh Bushko, Max River, Sacha A. Dzuba, Mark Ashworth, Hannah Fierman, Paden Garrett Anderson, Michael Vaughn.
Mary Lennox (Glennellen Anderson) conhece personagens maravilhosos nessa trama que atualiza o clássico. Um deles é Martha Sowerby (Amanda Waters) que a jovem encontra quando chega à fábrica de Archibald Craven (Michael Vaughn).
Há uma tragédia associada à fábrica: Lily (Hannah Fierman), a esposa de Craven, morreu alguns anos atrás. O viúvo permite que apenas algumas das caldeiras sejam acesas, deixando a fábrica fria. Sua esposa adorava o local quando estava viva e trabalhou em criações maravilhosas e mágicas em seu "jardim secreto".
Em pouco tempo, Mary explora a fábrica e fica intrigada quando se depara com o jardim misterioso. Ela está convencida de que há muito mais no jardim do que aparenta.
O filme é uma adaptação do clássico romance homônimo de Frances Hodgson Burnett. No conto de fadas, a adolescente órfã Mary Lennox descobre a magia e o mistério de um jardim secreto.
Reprise
.
90
min
.
Classificação indicativa:
12 anos
Quarta, 12 de julho
Cine Doc: A Era do Peixinho
22h30 / 03h45 (madrugada de quarta, dia 12/07, para quinta, dia 13/07)
País : Brasil. Ano : 2018. Gênero : Documentário. Direção , Produção , Produção Executiva e Roteiro : Bruna Bittencourt. Direção de Fotografia : Bony Conteville. Direção de Arte : Yara Oliveira. Edição : Thiago Biajoli. Captação e Design de Som : Bruno Félix
1974. Brasil. Algo que parecia uma realidade distante para muitos começou a se tornar realidade. Um esporte coletivo que era, até então, amador, assume o papel de unir e representar o povo brasileiro, através da garra, companheirismo, dedicação e luta dos envolvidos. Este é o início da história do voleibol brasileiro dentro de sua profissionalização e popularização.
Muito mais do que o que vemos em quadra, tanto feminino quanto masculino possui grandes heróis em seus bastidores também. E todos estes são os heróis que fizeram e fazem a história. Do amador ao profissional. Do saque viagem ao pódio. Do desconhecido ao popular. Essa é a história de como nosso voleibol se tornou o que é hoje.
2018. Brasil. A realidade se mantém honrosa e traz cada vez mais o peso da camisa verde e amarela. Mas o maior peso será o da nação ou da história dos personagens que ali passaram? Um esporte. Uma nação. Uma honra. Um time. Mas milhares de pessoas fazendo história.
Reprise. 82 min.
Classificação indicativa:
Livre
Quinta, 13 de julho
Sessão Família: Os Cosmonautas
14h00
País: Brasil. Ano: 1962. Gênero: Comédia. Direção: Victor Lima. Elenco: Ronald Golias, Grande Otelo, Neide Aparecida, Álvaro Aguiar, Telma Elita, Carlos Tovar, Átila Iório, Wilson Grey, César Ladeira
Chefe do Centro de Pesquisas Espaciais de Cabo Carnaval, no Brasil, o professor Inacius Isidorius acaba de lançar com sucesso um de seus foguetes e coloca em órbita uma cápsula tripulada por um macaco. O professor agora se prepara para enviar dois homens à Lua, antes que os americanos ou os russos cheguem lá.
Como não há cosmonautas disponíveis, o professor decide enviar o chefe de seu FBI (Fiscalização Brasileira de Investigações), o irrequieto Zenóbio, para encontrar os dois homens. Como requisito básico, estabelece que devem ser duas pessoas inúteis e desnecessárias, pois nada se perderá caso o lançamento fracasse.
Depois de um treinamento intensivo a que se submetem os cosmonautas, chega o dia do lançamento. Zeca, um dos cosmonautas, descobrira que o professor guardava uma invenção secreta: a bomba de cobalto, uma arma de destruição em massa. Junto a ela, havia uma fortuna em dinheiro.
Zeca decide ficar na Terra para roubar a fortuna. Assim, põe Zenóbio em seu lugar, o que provoca uma grande confusão no planeta, que inclui a ameaça de explosão da bomba.
Reprise. 87 min.
Classificação indicativa:
12 anos
Quinta, 13 de julho
Cine Retrô: Marido de Mulher Boa
22h30 / 03h45 (madrugada de quinta, dia 13/07, para sexta, dia 14/07)
País: Brasil. Ano: 1960. Gênero: Comédia musical. Direção: J. B. Tanko. Elenco: Zé Trindade, Renata Fronzi, Otelo Zeloni, Renato Restier, Lilian Fernandes, Luely Figueiró, Celso Faria, Wilson Grey, Isa Rodrigues, Paulette Silva, Darcy de Souza, César Viola.
Anacleto (Zé Trindade) e Frederico (Otelo Zeloni) são sócios da firma Pardal e Pardal, uma casa de modas e alta-costura. Anacleto é casado com Arminda (Renata Fronzi), ex-atriz de teatro, que o preferiu a Frederico, seu ex-noivo. Ainda assim, Anacleto continua sendo um mulherengo.
Os dois sócios compram de Giovanni (César Viola) o bilhete de um grande prêmio de turfe. Anacleto distribui pedaços entre quatro mulheres: Sueli (Luely Figueiró), Marlene (Paulette Silva), Virginia (Isa Rodrigues) e Sofia (Lilian Fernandes), na esperança de conquistá-las.
O bilhete do cavalo azarão ganha a corrida para sorte de Frederico que, agora, pretende se casar com Sofia. Desesperado, Anacleto tenta reaver os fragmentos distribuídos entre as mulheres, mas Arminda, sabendo do golpe, antecipa-se ao marido, reavendo três pedaços do bilhete. Faltando apenas o de Sueli, que já o tinha repartido entre todas as colegas de trabalho.
A produção conta com diversos números musicais com Sílvia Teles, Lúcio Alves, Aracy Costa e Juca Chaves, além da Orquestra Raul de Barros. A comédia ainda traz performances interpretadas por profissionais do elenco como os atores Zé Trindade, Lilian Fernandes e Luely Figueiró.
Reprise
.
102
min
.
Classificação indicativa:
12 anos
Sexta, 14 de julho
Família: Spark – Uma Aventura Espacial
14h00
Título original: Spark: A Space Trail. País: Canadá, Coréia, EUA e China. Ano: 2016. Gênero: Animação/Aventura. Direção: Aaron Woodley.
O macaco adolescente Spark tem a missão de recuperar o Planeta Bana, sua terra natal, conquistada pelo malvado Zhong em um passado não muito distante. Com ajuda de seus amigos, a raposa guerreira Vix e porco mecânico de naves espaciais Chunk, Spark embarca em uma aventura espacial repleta de mistério e superação.
O trio busca conseguir a harmonia em um cenário pós-apocalíptico de um planeta Bana dominado pelo tirano Zhong. Em meio aos desafios, Spark descobre ser herdeiro da família real que fora destituída por Zhong. Quando o inescrupuloso vilão descobre que a linhagem de seus inimigos ainda está em Bana, a emoção aumenta. Spark e seus amigos devem impedir que Zhong destrua o universo.
Reprise
.
91
min
.
Classificação indicativa:
Livre
Sexta, 14 de julho
Festival de Cinema: Nise – O Coração da Loucura
22h30 / 03h45 (madrugada de sexta, dia 14/07, para sábado, dia 15/07)
País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: Drama biográfico. Direção: Roberto Berliner. Elenco: Glória Pires, Simone Mazzer, Julio Adrião, Claudio Jaborandy, Fabrício Boliveira, Roney Villela, Flávio Bauraqui, Bernardo Marinho, Augusto Madeira, Felipe Rocha, Roberta Rodrigues, Georgiana Góes, Fernando Eiras, Charles Fricks, Zé Carlos Machado, Michel Bercovitch, Tadeu Aguiar, Luciana Fregolente, Zé Mário Farias, Pedro Kosovski, Eliane Costa, Perfeito Fortuna e Zezeh Barbosa.
A trama baseada em fatos reais revela o trabalho pioneiro e revolucionário da médica Nise da Silveira no atendimento psiquiátrico, através da arte e da interação entre pacientes e animais. A produção conta como a Dra. Nise retomou sua atuação em uma instituição psiquiátrica no Rio de Janeiro, em 1944,
Depois de sair da prisão, onde esteve por ser acusada de comunista, ela volta ao trabalho na sua área. Única mulher no corpo médico, ela contesta o tratamento com eletrochoques e lobotomia e retoma o setor de terapia ocupacional, até então restrito a atividades básicas, como varrer o chão.
Aos poucos, o setor adquire aparência de atelier, com telas, tintas e pincéis, e ganha os espaços abertos da instituição. A incorporação de cães e gatos à equipe também traz uma nova dinâmica na relação dos pacientes consigo mesmos, com os demais internos e com o ambiente.
Com voz firme e doçura no coração, a Dra. Nise impõe seu método, obtém reconhecimento da crítica nacional e internacional e transforma a condição dos 'clientes' crônicos em 'pessoas'. Um legado que permanece até hoje na psiquiatria.
Protagonizada pela atriz Glória Pires, a obra tem direção de Roberto Berliner. "Nise: o Coração da Loucura" (2016) foi agraciado com diversas láureas ao redor do mundo. O longa teve reconhecimento em vários festivais.
Entre as premiações estão Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Tóquio 2015; Melhor Filme do Júri Popular no Festival do Rio 2015; Melhor Filme do Júri Popular, Trilha Sonora e Direção de Arte no Festival de Aruanda, João Pessoa 2015.
Reprise
.
109
min
.
Classificação indicativa:
12 anos
Sábado, 15 de julho
Cine Retrô: E o Bicho não Deu
21h30 / 03h45 (madrugada de sábado, dia 15/07, para domingo, dia 16/07)
País: Brasil. Ano: 1958. Gênero: Comédia. Direção: J.B. Tanko. Elenco: Ankito, Grande Otelo, Aída Campos, Arlindo Costa, Costinha, Sérgio de Oliveira, Paulo Goulart, Carlos Imperial, Wilson Grey, Renato Restier.
Doutor Faria (Paulo Goulart), o novo delegado, dá início à "Operação Bicho", decidido a acabar com o jogo do bicho na cidade. Para desmontar o esquema localizado em uma floricultura, ele encarrega o detetive Bartolomeu (Ankito) de assumir a missão.
O policial planeja se infiltrar entre os contraventores para resolver o caso. O objetivo de Bartolomeu é descobrir quem banca o negócio. O bando de infratores é chefiado pelo dono da boate Flerte, o bicheiro Madruga (Arlindo Costa).
A caminho de investigar a ocorrência e seguir o plano, Bartolomeu encontra seu amigo de infância Jujuba (Grande Otelo) e se apaixona pela florista Terezinha (Aída Campos), filha de Frederico (Costinha). Só que o detetive não sabia que Frederico e Jujuba trabalham para os bicheiros.
Quando percebe que o amigo atua no jogo do bicho, Bartolomeu persegue Jujuba na boate, acaba batendo com a cabeça e fica com amnésia. O médico Dr. Elói cura o policial, mas o zumbido de um apito voltar a prejudicar Bartolomeu.
A partir daí, Bartolomeu passa a sofrer de dupla personalidade: uma hora acha que é bicheiro, amigo de Jujuba, em outro momento volta a ser detetive. A mudança de personalidade ocorre quando ele ouve o som de um apito.
Enquanto isso, O bicheiro Madruga (Arlindo Costa) está determinado a destruir a floricultura. O contraventor considera o local muito visado pela polícia. Na confusão, um macaco foge, o que serve como palpite para o jogo.
Reprise
.
93
min
.
Classificação indicativa:
Livre
Sábado, 15 de julho
Cine Retrô: Betão Ronca Ferro
02h15 (madrugada de sábado, dia 15/07, para domingo, dia 16/07)
País: Brasil. Ano: 1971. Gênero: Comédia. Direção: Geraldo Afonso Miranda. Elenco: Amácio Mazzaropi, Dilma Lóes, Roberto Pirillo, Geny Prado, Araken Saldanha.
Em "Betão Ronca Ferro", o comediante Amácio Mazzaropi presta uma justa homenagem aos artistas mambembes e a sua origem no circo. Mesmo depois da fama, o ator nunca deixou de frequentar os picadeiros Brasil afora.
Na trama, o humorista interpreta um empregado de circo que tem o ofício ameaçado quando a filha (Dilma Lóes) deixa o mundo dos espetáculos para se casar com um jovem muito rico (Roberto Pirillo), contra a vontade da família dele.
O pai dela (Amácio Mazzaropi) acaba pegando dinheiro emprestado com a família do genro (Araken Saldanha) e compra o circo onde trabalhava. Assim, ele passa a perambular de cidade em cidade.
O título da comédia faz alusão à revolucionária telenovela "Beto Rockfeller", um fenômeno daqueles tempos. "Betão Ronca Ferro" retrata a dura realidade dos artistas de circo, principalmente na concorrência entre um circo de grande porte e um menor. Na época, os animais ainda podiam ser atrações no picadeiro. Amácio Mazzaropi também aborda a moda da época, como a minissaia e a calça pantalona.
Reprise
.
100
min
.
Classificação indicativa:
Livre
Domingo, 16 de julho
Cine Nacional: Chico Xavier
13h00
País : Brasil. Ano : 2010. Gênero : Drama biográfico. Diretor : Daniel Filho. Elenco : Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Matheus Costa, Tony Ramos, Christiane Torloni, Giulia Gam, Letícia Sabatella, Luís Melo, Pedro Paulo Rangel, Giovanna Antonelli, Cássio Gabus Mendes.
A obra descreve uma vida conturbada de Chico Xavier, com lutas e amor. Dedicado às atividades mediúnicas e filantrópicas, Chico viveu 92 anos e psicografou mais de 400 livros.
Na trama, a obra mostra que, desde criança, Chico Xavier (Matheus Costa) ouvia vozes e via pessoas que já tinham falecido. Seus relatos eram sempre desacreditados, sob a justificativa que eram sua imaginação ou obra do demônio.
Ao crescer, ele (Ângelo Antônio) passa a usar seu dom para psicografar cartas. Logo se torna um ícone em sua cidade natal, despertando a ira do novo padre (Cássio Gabus Mendes) e acusações de ser uma fraude, já que publica livros de pessoas famosas que já tinham morrido.
Mais velho, Chico (Nélson Xavier) participa do programa de televisão Pinga-Fogo, onde fala sobre sua trajetória de vida e questões do espiritismo. Lá conhece Orlando (Tony Ramos), diretor de imagem do programa. Ele e sua esposa Glória (Christiane Torloni) sofrem devido à perda do filho Tomás, morto quando ele e um amigo brincavam com uma arma encontrada. Agora, o casal precisa decidir se vai agir no processo que pode condenar o responsável pela morte de Tomás.
Reprise. 125 min.
Classificação
indicativa: Livre
Domingo, 16 de julho
Cine Doc: Mussum – Um Filme do Cacildis
23h00
País : Brasil. Ano: 2019. Gênero: Documentário. Direção: Susanna Lira. Narração: Lázaro Ramos.
O documentário apresenta a trajetória do comediante e sambista Antônio Carlos Bernardes Gomes, o "Mussum", por diferentes ângulos. A obra revela facetas mais sérias da figura que foi eternizada no imaginário popular brasileiro por sua talentosa participação no programa humorístico "Os Trapalhões".
Com voz potente e molejo raro, Mussum integrou o sexteto Os Originais do Samba. Ele é mostrado no filme em gravações daquele tempo em performances musicais. O saudoso artista também é lembrado por seu carisma e presença de palco com cenas dele em ação na televisão e no cinema com a trupe formada ao lado de Renato Aragão, Dedé Santana e Zacarias.
Por trás de sua imagem divertida e brincalhona, Antônio Carlos mantinha uma rotina de responsabilidades com sua família, projetos e compromissos. Com direção da cineasta Susanna Lira, o documentário narrado por Lázaro Ramos tem trilha sonora original de Pretinho da Serrinha. A produção conta com depoimentos de fãs, familiares e personalidades como Renato Aragão e Dedé Santana.
Reprise. 75 min.
Classificação indicativa:
Livre
Domingo, 16 de julho
Cine Retrô: O Puritano da Rua Augusta
03h30 (madrugada de domingo, 16/07, para segunda, dia 17/07)
País: Brasil. Ano: 1965. Gênero: Comédia. Direção: Amácio Mazzaropi. Elenco: Amácio Mazzaropi, Marly Marley, Marina Freire, Elizabeth Hartmann, Edgard Franco.
O comediante Amácio Mazzaropi interpreta o personagem Punduroso, um pai de família extremamente conservador. Ele deixa os filhos loucos com sua mania de manter a moral e os bons costumes sempre em primeiro lugar.
Após sofrer um ataque do coração, nada mais vai ser como antes: o protagonista passa a se comportar como um jovem outra vez, muda o cabelo, as roupas e até o gosto pela música.
Reprise
.
102
min
.
Classificação indicativa:
12 anos
*Os filmes podem ser substituídos, assim como a grade de programação alterada a qualquer momento, sem aviso prévio