Blim-Blem-Blom, na Rádio MEC, resgata o trabalho pioneiro da compositora Chiquinha Gonzaga

13/08/2025
|
16:20
compartilhar notícia
Capa da Notícia

A Rádio MEC apresenta, neste sábado (16), ao meio-dia, mais um episódio da temporada O Gênio da Música do programa infantil Blim-Blem-Blom. A maestra Sarah Higino é transportada para a época de Chiquinha Gonzaga. 

Graças à magia do Gênio Scandor, que só aparece para quem gosta de música, a musicista relembra a obra da artista, marcada pelo pioneirismo. Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher a reger uma orquestra popular no Brasil, além de contribuir com marchas carnavalescas clássicas, como Ó Abre Alas. 

O episódio tem a participação da atriz Janaína Azevedo no papel de Chiquinha Gonzaga. Durante a atração da Rádio MEC, o público pode conferir o repertório da compositora, com obras como: Atraente, Gaúcho, Lua Branca, Viva o Carnaval, Não Insista, Rapariga, São Paulo, Laurita, Meditação e Saudade, esta última com interpretação de Clara Sverner. 

Esta nova temporada de Blim-Blem-Blom tem a narração da musicista Maria Vitória, nova integrante do programa, e traz Lionel Fischer interpretando Scandor. Idealizado para apresentar a música clássica, os compositores e elementos ao público infantil, o programa já passou por diversas temporadas e formatos, sempre com a participação de crianças na equipe.  

O título de 2025, O Gênio da Música, não se refere a gênios como Bach, Mozart, Beethoven ou Villa-Lobos, mas sim a um gênio da lâmpada. Ele aparece apenas para músicos ou amantes da música, exclusivamente para realizar os desejos ligados a ela: tocar com uma orquestra específica, encontrar um grande compositor do passado ou descobrir um manuscrito perdido.  

Sobre o programa  

Criado há 15 anos, o programa Blim-Blem-Blom é sucesso de público e crítica. Desde as primeiras edições, mantém bons níveis de audiência, além de registrar manifestações de adesão e incentivo por parte dos ouvintes da Rádio MEC 

A cada ano, a atração renova seu formato e sua linguagem, destacando-se como um raro programa de divulgação da música de concerto, seus compositores e intérpretes, com abordagem voltada ao público infantojuvenil. Cada temporada traz uma nova forma de tratar os temas da série, trazendo a dramaturgia como ferramenta e sempre com a participação de jovens e crianças como protagonistas. 

Sobre a Rádio MEC  

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos. 

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa. 

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC. 

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.  

Serviço  

Blim-Blem-Blom - Sábado, dia 16/8, às 12h, na Rádio MEC  

Rádio MEC na internet e nas redes sociais 

Site: https://radios.ebc.com.br  

Instagram: https://www.instagram.com/radiomec  

Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec  

YouTube: https://www.youtube.com/radiomec  

Facebook: https://www.facebook.com/radiomec  

X: https://x.com/radiomec  

WhatsApp: (21) 99710-0537  

 

Como sintonizar a Rádio MEC  

Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz  

Belo Horizonte: FM 87,1 MHz  

Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz