Filmes da TV Brasil de 21 a 27 de agosto de 2023
Veículos: TV Brasil
Categorias: Filme
Exibição em: TV Brasil
Filmes da TV Brasil de 21 a 27 de agosto de 2023
Segunda, 21 de agosto
Sessão Família: O Segredo do Vale da Lua
15h00
Título original: The Secret of Moonacre. País: Reino Unido. Ano: 2008. Gênero: Aventura. Direção: Gábor Csupó. Elenco: Dakota Blue Richards, Ioan Gruffudd, Tim Curry, Natascha McElhone e Juliet Stevenson, Michael Webber.
Bela Bontempo (Dakota Blue Richards) é uma órfã de 13 anos, que após a morte de seu pai, precisa se mudar da mansão luxuosa em que mora com várias mordomias para a sombria casa de seu tio Benjamin (Ioan Gruffudd), no misterioso Vale da Lua. Ao passear pela floresta próxima a sua nova residência, ela descobre uma maldição que divide duas famílias há séculos e que põe em risco o próprio vale.
Em um mundo misterioso e cheio de disputas de interesse e poder entre o tio e a sinistra família de Coeur De Noir, a jovem descobre que ela é o centro de tudo, uma vez que é a última princesa herdeira da linhagem. Bela será guiada por uma legião de estranhos aliados na tentativa de manter a honra de sua família e evitar que o Vale da Lua desapareça para sempre.
Para salvar o local, ela precisa quebrar o feitiço antes da 5.000ª lua cheia. A jovem conta com a ajuda do chefe Pierre (Michael Webber), um cozinheiro maluco, a sra. Lavandísca (Juliet Stevenson), sua babá, e o cão Rufus. No decorrer do filme Bela conhece Robin (Augustus Prew), o mais jovem da família Coeur De Noir, rival da sua, e os dois acabam se afeiçoando um pelo outro, ajudando a salvar o Vale da Lua.
Reprise
.
103
min
.
Classificação indicativa:
12 anos
Segunda, 21 de agosto
Cine Doc: Fotografação
22h30 / 03h45 (madrugada de segunda, dia 21/08, para terça, 22/08)
País: Brasil. Ano: 2019. Gênero: Documentário. Direção: Lauro Escorel. Roteiro: Evaldo Mocarzel e Lauro Escorel.
O documentário traça um panorama sobre a fotografia brasileira, desde seu surgimento aos dias atuais. A obra recorda os principais nomes dessa arte e aborda o impacto das novas tecnologias e da fotografia digital na sociedade contemporânea.
O filme destaca momentos marcantes da história da fotografia nacional a partir do olhar de Lauro Escorel, atuante diretor de fotografia do cinema brasileiro. O processo de pesquisa para realização da película durou três anos e resultou em um doc rico em depoimentos e imagens históricas.
O cineasta buscou elos de ligação entre os fotógrafos e suas imagens para construir sua narrativa e selecionar os que seriam abordados na tela. O filme focaliza a representação do país no trabalho de diversos profissionais e reflete sobre o impacto das fotos digitais na perspectiva atual.
O longa apresenta os primeiros fotógrafos a atuarem no Brasil, ainda no século XIX, como Marc Ferrez e Augusto Malta. Também passa pelos registros fotográficos do modernista Mário de Andrade, mas investiga com mais detalhes o trabalho de grandes praticantes da fotografia moderna: Hildegard Rosenthal, José Medeiros, Marcel Gautherot, Pierre Verger e Maurren Bisiliat.
Os depoimentos são marcados pela tônica afetiva e merecem espaço na trama de narrativas que contemplam dados históricos, biográficos e uma seleção de imagens fascinante. O conteúdo é associado a entrevistas com os principais especialistas em fotografia no país.
A produção também revela a conexão entre a fotografia e o cinema brasileiros. O documentário se vale de algumas imagens de filmes nacionais em que Escorel atuou como diretor de fotografia. A proposta é chegar aos dias de hoje em que observa os resultados da proliferação da imagem digital.
Reprise. 76 min.
Classificação indicativa:
10 anos
Terça, 22 de agosto
Sessão Família: Os Sonhos de um Sonhador
14h00
País: Brasil. Ano: 2014. Gênero: Drama biográfico. Direção: Caco Milano. Elenco: Frank Aguiar, Chico Anysio, Gustavo Leão, Neuza Borges, Rosi Campos, Nelson Xavier, Milton Guedes, Leandro Lehart, Hugo Alves, Gyselle Soares, Claudia Carla, Bibba Chuqui, Jorge Neto, Luygo Vaz, Daniel Zettel.
O drama biográfico acompanha a história de Frank Aguiar desde a juventude até a realização do sonho de se tornar músico. O filme mostra a inspiração na infância até iniciar a jornada em busca de reconhecimento profissional no universo artístico além das divisas do Piauí.
A produção revela as dificuldades e destaca os jeitos e as malandragens de Frank para se torna um músico popular com seu forró eletrônico. Através da biografia do músico, o filme retrata a realidade de milhões de brasileiros que deixam sua terra natal em busca de um sonho.
O longa "Os Sonhos de um Sonhador" é estrelado por Gustavo Leão que interpreta o homenageado e Chico Anysio que vive o empresário Alemão. Ainda participam do elenco nomes consagrados como Nelson Xavier (Chico das Dores), Rosi Campos (Dona Zulmira) e Neusa Borges (Dona Chica). O próprio Frank Aguiar também participa do filme assim como os músicos Milton Guedes e Leandro Lehart.
Reprise
.
90
min
.
Classificação indicativa:
12 anos
Terça, 22 de agosto
Cine Retrô: Betão Ronca Ferro
22h30 / 03h45 (madrugada de terça, dia 22/08, para quarta, dia 23/08)
País: Brasil. Ano: 1971. Gênero: Comédia. Direção: Geraldo Afonso Miranda. Elenco: Amácio Mazzaropi, Dilma Lóes, Roberto Pirillo, Geny Prado, Araken Saldanha.
Em "Betão Ronca Ferro", o comediante Amácio Mazzaropi presta uma justa homenagem aos artistas mambembes e a sua origem no circo. Mesmo depois da fama, o ator nunca deixou de frequentar os picadeiros Brasil afora.
Na trama, o humorista interpreta um empregado de circo que tem o ofício ameaçado quando a filha (Dilma Lóes) deixa o mundo dos espetáculos para se casar com um jovem muito rico (Roberto Pirillo), contra a vontade da família dele.
O pai dela (Amácio Mazzaropi) acaba pegando dinheiro emprestado com a família do genro (Araken Saldanha) e compra o circo onde trabalhava. Assim, ele passa a perambular de cidade em cidade.
O título da comédia faz alusão à revolucionária telenovela "Beto Rockfeller", um fenômeno daqueles tempos. "Betão Ronca Ferro" retrata a dura realidade dos artistas de circo, principalmente na concorrência entre um circo de grande porte e um menor. Na época, os animais ainda podiam ser atrações no picadeiro. Amácio Mazzaropi também aborda a moda da época, como a minissaia e a calça pantalona.
Reprise
.
100
min
.
Classificação indicativa:
Livre
Quarta, 23 de agosto
Sessão Família: Spark – Uma Aventura Espacial
14h00
Título original: Spark: A Space Trail. País: Canadá, Coréia, EUA e China. Ano: 2016. Gênero: Animação/Aventura. Direção: Aaron Woodley.
O macaco adolescente Spark tem a missão de recuperar o Planeta Bana, sua terra natal, conquistada pelo malvado Zhong em um passado não muito distante. Com ajuda de seus amigos, a raposa guerreira Vix e porco mecânico de naves espaciais Chunk, Spark embarca em uma aventura espacial repleta de mistério e superação.
O trio busca conseguir a harmonia em um cenário pós-apocalíptico de um planeta Bana dominado pelo tirano Zhong. Em meio aos desafios, Spark descobre ser herdeiro da família real que fora destituída por Zhong. Quando o inescrupuloso vilão descobre que a linhagem de seus inimigos ainda está em Bana, a emoção aumenta. Spark e seus amigos devem impedir que Zhong destrua o universo.
Reprise
.
91
min
.
Classificação indicativa:
Livre
Quarta, 23 de agosto
Cine Nacional: Anita – O Filme
22h30 / 03h45 (madrugada de quarta, dia 23/08, para quinta, dia 24/08)
País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: Drama biográfico. Direção: Olindo Estevam. Elenco: Lize Souza, Anselmo Vasconcelos, Jackson Antunes, Nadya Mendes, Sebastião Fonseca, Rosi Campos, Neusa Borges, Luciano Szafir, Walter Breda, Roberto Birindelli, Germano Pereira.
A produção acompanha a juventude de Anita Garibaldi. A personagem é retratada na sua humanidade, com a vida simples de uma cidadã comum e muito pobre. Desde nova, a moça já demonstrava coragem. Com o passar dos anos, torna-se uma brava e libertária guerreira que derrubou paradigmas da época.
Considerada uma das personalidades marcantes da história do país, Anita é lembrada na trama que apresenta o período de sua jornada antes de virar a lendária rebelde que lutou ao lado do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha.
O filme revela a trajetória da jovem desde o seu nascimento, em 1821, até o casamento com Manuel Duarte de Aguiar, em 1835. Apesar de ser um período reduzido, de apenas 14 anos, os acontecimentos na vida de Anita forjaram a pessoa forte que ela viria a ser.
Reprise. 105 min.
Classificação indicativa:
12 anos
Quinta, 24 de agosto
Sessão Família: O Corintiano
14h00
País: Brasil. Ano: 1967. Gênero: Comédia. Direção: Milton Amaral. Elenco: Amácio Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lúcia Lambertini, Carlos Garcia, Roberto Pirillo, Leonor Lambertini, Nicolau Guzzardi, Roberto Orosco.
Em "O Corintiano", Amacio Mazzaropi é 'Seu' Manuel, um barbeiro fanático pelo Corinthians Paulista. Ele é capaz das maiores loucuras para torcer pelo seu time do coração como andar com um burro preto e branco, bater boca com torcedores de times rivais, fazer promessas malucas e orações, passar por sofrimentos, xingar na arquibancada e comprar todos os jornais das bancas quando seu time perde.
Reprise
.
98
min
.
Classificação indicativa:
Livre
Quinta, 24 de agosto
Cine Retrô: Sai de Baixo
22h30 / 03h45 (madrugada de quinta, dia 24/08, para sexta, dia 25/08)
País: Brasil. Ano: 1956. Gênero: Comédia musical. Direção: J.B. Tanko. Elenco: Carequinha, Fred Villar, Adelaide Chiozzo, Renato Restier, Costinha, Norma Blum, Aracy Cardoso, Ivon Curi, Paulo Monte, Older Cazarré, Luiz Teles, Wilma Faria, Perpétuoo Silva, Vera Valéria e Valdo César.
Um grupo de recrutas do corpo de paraquedistas do Exército faz tudo para não ter que suar a farda nos exercícios físicos. Para isso, eles se encarregam até de cuidar do cachorro do general.
Desafiado por um sargento, que está interessado em sua namorada e quer ridicularizá-lo publicamente, Carequinha decide se alistar no serviço militar acompanhado de seus amigos Raul e Fred. Sem querer perder a aposta, o treinador dificulta como pode a vida dos rapazes.
Com direção e roteiro de J.B. Tanko, a comédia "Sai de Baixo" marca a estreia no cinema da atriz Norma Blum e do palhaço Carequinha, interpretado por George Savalla Gomes. O elenco da produção ainda traz personalidades da dramaturgia como Fred Villar, Adelaide Chiozzo, Renato Restier, Costinha, Aracy Cardoso e Ivon Curi. O filme também tem diversos números musicais.
Reprise. 90 min.
Classificação indicativa:
10 anos
Sexta, 25 de agosto
Sessão Família: Peter Pan – Á Procura do Livro do Nunca
14h00
Título original: Peter Pan: The Quest for the Never Book. País: Irlanda. Ano: 2018. Gênero: Animação/Fantasia/Infantil. Direção: Chandrasekaran, Jake Paque.
O terrível Capitão Gancho ataca mais uma vez e rouba o Livro do Nunca, um tomo muito antigo que contém poderes mágicos. Ele deseja usá-lo para despertar terríveis criaturas na Terra do Nunca e destruir Peter Pan e seus amigos. Agora, Peter precisa mais uma vez salvar seu lar, sendo que a única forma de realizar esta tarefa é cumprindo com a profecia descrita no poderoso livro.
O dia mais longo do ano finalmente chegou na Terra do Nunca. As festividades já começaram e as comemorações estão em andamento. Para todos se divertirem, os jogos foram organizados para os meninos perdidos.
Cansado de derrotas, o Capitão Gancho percebe que essa ocasião pode virar a seu favor. Ele cria uma teia de planos perversos para fazer Peter Pan e seus amigos se renderem. O trapaceiro decide interferir nos perigos que espreitam nos pântanos amaldiçoados e no templo dourado.
Determinado a não ser derrotado, o vilão parece estar um passo à frente de Peter Pan neste momento. Então o filme revela o que poderia acontecer se finalmente o Capitão Gancho descobrisse uma maneira de destruir os voadores Sininho e Peter Pan.
Reprise. 90 min.
Classificação indicativa:
Livre
Sexta, 25 de agosto
Festival de Cinema: Álbum de Família
22h30 / 03h45 (madrugada de sexta, dia 25/08, para sábado, dia 26/08)
Título original: August: Osage County. País: Estados Unidos. Ano: 2013. Gênero: Drama/Comédia. Direção: John Wells. Roteiro: Tracy Letts. Elenco: Meryl Streep, Julia Roberts, Ewan McGregor, Chris Cooper, Abigail Breslin, Juliette Lewis, Julianne Nicholson, Sam Shepard, Dermot Mulroney e Benedict Cumberbatch.
O filme aborda uma história de conquistas e mistura elementos como romantismo, bravura e pioneirismo. A obra narra as aventuras do imigrante italiano Saverio Leonetti, criador da primeira fábrica de gramofones no Brasil e do segundo selo discográfico a imprimir vinis na América Latina.
A produção americana acompanha a história de Barbara (Julia Roberts), Karen (Juliette Lewis) e Ivy (Julianne Nicholson). Após um longo período separadas, as três irmãs precisam voltar para casa e cuidar de sua dura, mas carismática mãe Violet (Meryl Streep).
Após o desaparecimento do marido Beverly Weston (Sam Shepard), que aparentemente a abandonou, a matriarca da família, que enfrenta um câncer e está viciada em remédios, precisa de ajuda. A volta das filhas desencadeia uma série de conflitos e revela segredos do passado que vêm à tona com o reencontro.
O casal Beverly Weston e Violet, que mora no condado de Osage, enfrenta dificuldades no convívio. Enquanto o marido poeta é alcoólatra, a esposa lida com um câncer de boca e ficou viciada no consumo de medicamentos.
Diante da situação, Beverly resolve contratar uma empregada e cozinheira, a jovem índia cheyenne chamada Johnna (Misty Upham), para ajudar a mulher na rotina doméstica. A moça passa a sofrer com injúrias racistas de Violet.
Algumas semanas após a empregada chegar, Beverly some. O desaparecimento dele faz a família se reunir a sua procura. Obrigadas a voltar para casa, as irmãs Barbara, Karen e Ivy se deparam com problemas pessoais em uma rotina repleta de problemas.
Barbara está em pleno divórcio. Além dos problemas com seu marido Bill (Ewan McGregor), ela precisa encarar o relacionamento distante com a filha adolescente Jean (Abigail Breslin). Já Karen está noiva do seu terceiro marido, Steve (Dermot Mulroney).
Enquanto isso, Ivy ainda vive com os pais, mas esconde um relacionamento com seu primo Charles (Benedict Cumberbatch). O reencontro promove divergências entre mãe e filhas. Violet e Barbara nunca se entenderam, ao passo que Ivy e Karen estão prestes a deixar a família.
Indicadas ao Oscar e ao Globo de Ouro pelos seus papéis no premiado filme "Álbum de Família" (2013), as atrizes Meryl Streep e Julia Roberts protagonizam o drama que reúne, ainda, grandes personalidades da dramaturgia. O elenco tem estrelas das telonas como Ewan McGregor, Chris Cooper, Abigail Breslin, Juliette Lewis, Julianne Nicholson, Sam Shepard, Dermot Mulroney e Benedict Cumberbatch.
Com direção de John Wells, o filme tem roteiro adaptado pelo dramaturgo Tracy Letts. A trama é baseada no texto da peça de teatro "August: Osage County", obra de sua própria autoria que conquistou reconhecimento com os prêmios Pulitzer e Tony.
O longa "Álbum de Família" foi vencedor nas categorias melhor elenco, melhor filme e melhor atriz (Meryl Streep), no Festival da Capri, na Itália. A produção ainda levou o troféu de melhor elenco e melhor atriz coadjuvante (Julia Roberts) no Hollywood Film Awards.
Reprise. 120 min.
Classificação indicativa:
13 anos
Sábado, 26 de agosto
Cine Retrô: Uma Pistola para Djeca
21h30 / 03h45 (madrugada de sábado, dia 26/08, para domingo, dia 27/08)
País: Brasil. Ano: 1969. Gênero: Comédia. Direção: Ary Fernandes. Elenco: Amácio Mazzaropi, Nello Pinheiro, Elizabeth Hartman, Patricia Mayo, Rogério Camara.
Amácio Mazzaropi interpreta Gumercindo, um homem pobre e honesto que tem sua filha seduzida pelo filho do fazendeiro. A garota fica grávida, mas a criança é motivo de chacotas por não ter pai.
O patrão acaba expulsando o trabalhador de suas terras e Gumercindo se une aos fazendeiros vizinhos para o ajuste de contas. Agora a justiça deverá ser feita, só será preciso que algum louco dê "Um Pistola para Djeca".
Reprise
.
90
min
.
Classificação indicativa:
14 anos
Sábado, 26 de agosto
Cine Retrô: Betão Ronca Ferro
02h15 (madrugada de sábado, dia 26/08, para domingo, dia 27/08)
País: Brasil. Ano: 1971. Gênero: Comédia. Direção: Geraldo Afonso Miranda. Elenco: Amácio Mazzaropi, Dilma Lóes, Roberto Pirillo, Geny Prado, Araken Saldanha.
Em "Betão Ronca Ferro", o comediante Amácio Mazzaropi presta uma justa homenagem aos artistas mambembes e a sua origem no circo. Mesmo depois da fama, o ator nunca deixou de frequentar os picadeiros Brasil afora.
Na trama, o humorista interpreta um empregado de circo que tem o ofício ameaçado quando a filha (Dilma Lóes) deixa o mundo dos espetáculos para se casar com um jovem muito rico (Roberto Pirillo), contra a vontade da família dele.
O pai dela (Amácio Mazzaropi) acaba pegando dinheiro emprestado com a família do genro (Araken Saldanha) e compra o circo onde trabalhava. Assim, ele passa a perambular de cidade em cidade.
O título da comédia faz alusão à revolucionária telenovela "Beto Rockfeller", um fenômeno daqueles tempos. "Betão Ronca Ferro" retrata a dura realidade dos artistas de circo, principalmente na concorrência entre um circo de grande porte e um menor. Na época, os animais ainda podiam ser atrações no picadeiro. Amácio Mazzaropi também aborda a moda da época, como a minissaia e a calça pantalona.
Reprise
.
100
min
.
Classificação indicativa:
Livre
Domingo, 27 de agosto
Cine Nacional: Entre Idas e Vindas
13h00
País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: Comédia romântica. Direção: José Eduardo Belmonte. Elenco: Ingrid Guimarães, Alice Braga, Fábio Assunção, Rosanne Mulholland, Carolina Abras, João Assunção.
Afonso (Fábio Assunção) é um professor universitário separado que vive com o filho Benedito (João Assunção). Um dia, os dois resolvem fazer uma viagem juntos, mas enfrentam problemas quando o carro deles quebra.
A família é ajudada por quatro operadoras de telemarketing. Amanda (Ingrid Guimarães), Sandra (Alice Braga), Krisse (Rosanne Mulholland) e Cillie (Caroline Abras) decidem viajar pelo litoral quando encontram pai e filho pedindo carona à beira da estrada.
As moças levam os dois de volta a São Paulo. Só que Afonso acaba se apaixonando pela líder delas, Amanda. O que seria uma simples carona acaba se transformando em uma "road trip" repleta de acontecimentos inusitados e revelações pessoais.
Reprise
.
100
min
.
Classificação indicativa:
12 anos
Domingo, 27 de agosto
Cine Retrô: A Banda das Velhas Virgens
03h30 (madrugada de domingo, 27/08, para segunda, dia 28/08)
País: Brasil. Ano: 1979. Gênero: Comédia. Direção: Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, André Luiz Toledo, Gilda Valença, José Velloni.
No longa "A Banda das Velhas Virgens", Amácio Mazzaropi interpreta um caipira que tem o sugestivo nome de Gostoso. Ele é o maestro de uma hilariante bandinha feminina formada por senhoras idosas e beatas. Orgulho da pequena cidade, a banda é mantida pelos donativos recolhidos pela igreja.
Os filhos de Gostoso se envolvem com os do patrão e ele resolve sair da fazenda para evitar perseguições. Expulso das terras onde vive, Gostoso recomeça a vida na cidade, indo morar em um depósito de ferro-velho.
Ao encontrar um saco de joias, o protagonista é acusado de roubo e tem que fazer de tudo para provar sua inocência. Como o querido caipira vai se safar dessa vez?
Reprise. 100 min.
Classificação indicativa:
12 anos
*Os filmes podem ser substituídos, assim como a grade de programação alterada a qualquer momento, sem aviso prévio