Com selo temático e resgate da identidade sonora, Rádio Nacional abre comemorações de 90 anos
Para começar as celebrações das suas nove décadas no ar, em 12 de agosto de 2026, a Rádio Nacional lança um selo comemorativo, uma nova identidade sonora e uma agenda de iniciativas que marcam a data histórica.
Com o slogan "Do passado ao futuro. Sem Fronteiras", a emissora pública que integra a da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) se mantém atual e relevante. Ao longo de sua história, a Nacional se firmou como uma das principais rádios do país e referência cultural na Música Popular Brasileira, no jornalismo e nas transmissões esportivas.
Thiago Regotto, gerente-executivo de Rádios da EBC, reforça essa posição. "Estamos aproveitando esse aniversário para consolidar a nova Rádio Nacional. É uma emissora que trabalha em rede, em várias capitais do país, inspirada na sua história que traz o Brasil de hoje pelo rádio, com música, informação e esporte", explica.
Atualmente, são oito emissoras próprias, em diferentes regiões do país: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões.
Entre as novidades que antecipam as comemorações de 90 anos está o resgate nas trilhas da música "Luar do Sertão", clássico que inaugurou a Nacional em 1936. A obra ganha nova versão, mais moderna, que embala a identidade musical da rádio nesse período festivo.
Outras atrações já confirmadas para esse ano são a estreia de um novo site e o lançamento de uma série de 90 radiodocumentários em contagem regressiva para o aniversário. "Temos diversas ideias para celebrar. Também queremos receber propostas pelo e-mail radionacional@ebc.com.br", destaca Thiago Regotto
A identidade visual para os 90 anos da Rádio Nacional reflete a trajetória relevante na comunicação pública. O projeto gráfico valoriza a tradição e a herança cultural, com linguagem contemporânea voltada para o futuro.
A proposta une memória, amplitude e renovação, valorizando o legado e projetando a Nacional para as próximas décadas. O selo e os elementos gráficos exploram formas e composições que evocam movimento e amplitude, remetendo à propagação sonora da rádio.
Transmissão ao vivo
As novidades para celebrar os 90 anos da Rádio Nacional foram apresentadas nesta sexta (12), com uma programação temática transmitida ao vivo, entre 13h e 18h, pelo dial e simultaneamente no canal da emissora pública no YouTube.
Durante o especial que a emissora pública transmite direto do Museu da Rádio Nacional, na sede da EBC, no Centro do Rio, o consagrado veículo público recebeu artistas e ouvintes para o início das ações voltadas às nove décadas, com entrevistas e performances musicais.
O cantor e compositor Biafra, a sambista Dorina, a pianista Bianca Gismonti e o baterista Júlio Falavigna foram algumas das atrações. Eles participaram dos programas Revista Rio, sob o comando dos comunicadores Raquel Júnia e Dylan Araújo, de 13h a 15h; Tarde Nacional, apresentado por Gláucia Araújo e Cirilo Reis, entre 15h e 17h; e É Tudo Brasil, conduzido por Luciana Valle, às 17h.