Concerto da Filarmônica de Minas Gerais ganha transmissão ao vivo na Rádio MEC
Mais um concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais ganha transmissão ao vivo na Rádio MEC neste sábado (2), às 18h. Realizado na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, o espetáculo inédito faz parte do programa “Fora de Série” da Filarmônica, que, neste ano, destaca “A Orquestra na Dança”.
Sob a regência do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da orquestra, a apresentação celebra a dança folclórica popular de diferentes culturas. Ao longo da performance, os ouvintes da Rádio MEC vão conferir como quatro compositores de nacionalidades distintas retrataram danças típicas na linguagem orquestral.
O concerto conta com a participação especial da mezzo-soprano Luisa Francesconi para interpretar o vibrante balé “O chapéu de três pontas”, do compositor Manuel de Falla, com os ritmos de danças típicas do folclore espanhol, como flamenco, jota, fandango e seguidilha. O programa inclui também obras de Béla Bartók e Johannes Brahms, que mergulham nas danças da tradição popular “cigana” de países da Europa Central, além de uma suíte de André Mehmari, com ritmos e referências que vão do maracatu pernambucano a Julio Cortázar e Monty Python.
Durante o espetáculo transmitido pela Rádio MEC, o público fará uma viagem por tradições dançantes do mundo com o repertório: “Danças folclóricas romenas, BB 76” (Béla Bartók), “Danças Húngaras nº 5 e nº 6” (Johannes Brahms), “Suíte de danças reais e imaginárias” (André Mehmari) e “O chapéu de três pontas” (Manuel de Falla).
Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Fundada em 2008, a Filarmônica de Minas Gerais tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, a orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do país, da Europa, Ásia e Américas.
O grupo possui 18 discos gravados, entre eles quatro que integram o projeto Brasil em Concerto, do selo internacional Naxos junto ao Itamaraty. O álbum “Almeida Prado – obras para piano e orquestra”, com Fabio Mechetti e Sonia Rubinsky, foi indicado ao Grammy Latino 2020.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Serviço
Concerto Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - sábado, dia 02/08, às 18h, ao vivo na Rádio MEC FM
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
X: https://x.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS