Nova temporada do Roda de Choro estreia com o conjunto Batucada e marca o aniversário de 102 anos da Rádio MEC
Como parte da celebração dos 102 anos da emissora, neste domingo (7), às 20h, a Rádio MEC apresenta um novo episódio do programa Roda de Choro. A atração abre espaço para uma das mais dançantes formações do gênero musical no Rio de Janeiro: o conjunta Batucada, liderados pelo maestro Eduardo Neves.
No programa, os instrumentistas que compõem essa suingada roda de choro apresentam um repertório que une clássicos imortais a obras autorais. A gravação foi realizada nos estúdios da Rádio MEC, na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no Rio de Janeiro.
Participam desta edição os músicos: Eduardo Neves, Kiko Horta, Aquiles Moraes, Antonio Neves, Luis Felipe de Lima, João Buíde, Gabriel Lôddo, Lucas Videla, Bernardo Aguiar e Jovi Joviniano.
O repertório apresentado durante o programa inclui: “À Queima Roupa” (Eduardo Neves/Rodrigo Lessa), “Língua de Preto” (Honorino Lopes), “Marilene” (Benedito Lacerda/Pixinguinha), “Quizás, quizás, quizás” (Osvaldo Farrez), “Um Chorinho em Cochabamba” (Eduardo Neves/Rogério Caetano), “Perigoso” (Orlando Silveira/Esmeraldino Sales), “Vale Tudo” (Jacob do Bandolim), “Barracão de Zinco” (Luiz Antonio/Oldemar Magalhães), “Proeza de Sólon” (Pixinguinha/Benedito Lacerda), “Maxxie Acebolado” (Eduardo Neves) e “Mas que Rica Chinoquinha” (Eduardo Neves).
Sobre o programa
O programa Roda de Choro da Rádio MEC apresenta artistas clássicos e contemporâneos que fazem do choro um estilo musical brasileiro respeitado mundo afora por sua originalidade e sofisticação. A produção é feita com gravações de grupos, músicos e compositores, ao vivo no estúdio.
102 anos de Rádio MEC
A Rádio MEC, emissora mais antiga em operação no país e uma das pioneiras da radiodifusão mundial, completa 102 anos no ar neste domingo (7). Criada em 1923 como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a estação foi idealizada por um grupo de cientistas e educadores liderado por Edgard Roquette-Pinto, com o objetivo de utilizar o rádio como ferramenta de educação e difusão cultural.
A programação é dedicada a concertos clássicos, debates intelectuais, programas educativos e transmissões de eventos culturais, tornando-se referência no rádio brasileiro de conteúdo voltado ao enriquecimento cultural do público. Nomes como Fernanda Montenegro, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira já colaboraram com a emissora.
Rádio MEC hoje
Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Serviço
Roda de Choro: Batucada - Domingo, dia 7/9, às 20h, na Rádio MEC
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz