Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública começa nesta segunda no Rio de Janeiro
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promove nesta semana mais uma edição do Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que neste ano será realizado na Sala Funarte Sidney Miller, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ). A abertura oficial acontece às 13h30 desta segunda-feira (18) e contará com a participação da diretora-presidente da EBC, Antonia Pellegrino, entre outras autoridades. A programação segue até terça-feira (19).
O encontro, exclusivo para as 330 emissoras integrantes da RNCP, reunirá representantes de rádios e TVs públicas de todo o país para promover cooperação institucional, trocar experiências e aprofundar estratégias de fortalecimento da comunicação pública brasileira.
Nesta edição, a programação ganha destaque pela abordagem de temas centrais para o futuro da comunicação pública, como inovação tecnológica, produção de conteúdos regionais, cobertura das eleições e participação social. Também estarão em pauta iniciativas voltadas à integração da Rede e à construção da agenda estratégica da RNCP para 2026.
Além disso, o Encontro da RNCP antecede o 7º Simpósio Nacional do Rádio, que será realizado de 20 a 22 de maio, no mesmo local, ampliando as oportunidades de diálogo e intercâmbio entre profissionais do setor. O Simpósio é uma parceria da EBC com o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. O evento é aberto ao público e celebra os 90 anos da Rádio Nacional, marco histórico da radiodifusão brasileira.
Programação – Encontro RNCP
Segunda-feira (18)
13h30 – Mesa de Abertura
15h – Painel 1: Inovação e TV 3.0
16h – Informe MGI e Fluxos Regulatórios
17h – Painel Inovação e Rádio
Terça-feira (19)
9h – Painel Experiências Regionais RNCP
11h – Painel Integração de Conteúdos e Destaques da Rede
14h – Painel Cobertura das Eleições 2026
15h30 – Painel Participação Social na Comunicação Pública
16h30 – Mesa Final – Agenda Estratégica RNCP 2026
17h30 - Encerramento